http://molcci.com.br/volei-de-praia:-5-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-esporte/

Vôlei de praia: 5 fatos que você precisa saber sobre esse esporte

Uma rede, uma bola adequada, um pedaço considerável de solo arenoso e uma galera disposta. É basicamente isso que você precisa para começar a jogar vôlei de praia.

Desenvolvida na década de 30, a modalidade não tardou para virar febre no Brasil. Também pudera, já que temos uma costa privilegiada e novos jogadores que brotam aos montes todos os anos.

O resultado prático dessa paixão pode ser visto em Olimpíadas e Mundiais. Mas somos uma potência, indiscutivelmente. Como a gente adora vôlei de praia, resolvemos pinçar cinco fatos bacanas sobre esse esporte.

A primeira vez do Vôlei de praia

Os Jogos de Atlanta-1996 marcaram a estreia oficial do vôlei de praia no cronograma olímpico. E logo de cara o Brasil fez história.

Na final feminina, Sandra Pires e Jackie Silva (ouro) e Adriana Samuel e Mônica Rodrigues tornaram-se as primeiras brasileiras a subirem no pódio em Olimpíadas.

Um “estranho” no ninho

4 minIvan Perisic disputa etapa de Porec do Circuito Mundial de vôlei de praiaPoucos esportes são tão democráticos quanto o vôlei de praia.

Prova disso foi a participação inesperada do jogador de futebol croata Ivan Perisic, da Inter de Milão, em uma das etapas do Circuito Mundial.

Ao lado de Niksa Dellorco, Perisic perdeu os três jogos que fez em Porec, na Croácia, um deles para a dupla brasileira Álvaro Filho e Saymon.

Craque em todos os pisos

Karch kiraly é a representação humana do vôlei. Mas o norte-americano é o único atleta a faturar ouro olímpico no quadra e na praia. Em 1984 e 1988 ganhou com a seleção dos Estados Unidos no “indoor”.

Aposentado das quadras, migrou para a praia e, ao lado de Kent Steffens, subiu ao ponto mais alto do pódio em Atlanta-1996.

Dupla dinâmica do Vôlei de praia

Nenhuma dupla foi tão dominante no vôlei de praia olímpico que Kerri Walsh e Misty May. Mas as norte-americanas arrebataram o tricampeonato consecutivo nos Jogos de 2004, 2008 e 2012.

Há dois anos, no Rio de Janeiro, Walsh ainda deu o ar da graça ao ficar com o bronze, dessa vez em parceria com April Ross.

Força verde e amarela

Não é só no futebol que o Brasil está à frente da concorrência. No vôlei de praia a história é mais ou menos parecida. Nas três competições mais importantes do calendário, mas o Brasil lidera no número de títulos em duas.

Consideradas as disputas masculina e feminina, são 39 ouros no Circuito Mundial e 12 em Campeonatos Mundiais. Quando o assunto é Jogos Olímpicos, mas a vantagem é dos Estados Unidos, com seis ouros.

Algumas outras coisas que você precisa saber:

  • A bibliografia do vôlei de praia aponta que o primeiro registro da prática da modalidade se deu no Havaí, em 1915. Cinco anos mais tarde, Santa Mônica, na Califórnia (EUA), teria recebido o primeiro torneio nos moldes que conhecemos hoje, com dois jogadores de cada lado da quadra.
  • Em 2008, Oklahoma, nos Estados Unidos, recebeu o primeiro evento oficial de vôlei de praia “indoor”.
  • O vôlei de praia é o segundo esporte mais praticado em todo mundo, atrás apenas do futebol.
  • Em uma partida de três sets, um atleta realiza 300 saltos em média.
  • Foi em Barcelona-1992 que o vôlei de praia deu as caras pela primeira vez na agenda olímpica. A disputa, no entanto, era apenas demonstrativa, sem valer medalhas. Mas o negócio ficou sério a partir dos Jogos de 1996.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
18
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/qual-vai-ser-o-futuro-do-trabalho-diante-da-tecnologia-e-robos?/

Qual vai ser o futuro do trabalho diante da tecnologia e robôs?

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/a-perspectiva-cientifica-da-busca-por-extraterrestres/

A Perspectiva Científica da Busca por Extraterrestres

Postagens Relacionadas