Você Sabe Por Que Soluçamos?

Não dá para negar que o corpo humano é fantástico, ele é uma máquina completa que funciona de uma maneira incrível. Sabemos que para a nossa saúde estar perfeita, é necessário que esteja ocorrendo tudo certinho com o nosso corpo e por isso precisamos consultar o médico periodicamente e fazer exames.

Certamente você já deve ter reparado que muitas das vezes o nosso corpo apresenta diversas ações que nem conseguimos controlar, como é o caso do soluço. Por falar nisso, você sabe o por que soluçamos? Essa pode ser  uma curiosidade de várias pessoas e por isso nós iremos responder agora mesmo!

Na maior parte dos casos, o soluço é causado por uma irritação no nervo frênico, que auxilia os movimentos do diafragma. Como nós já sabemos, o diafragma é o músculo que separa o tórax do abdome, na respiração. Como o diafragma e o nervo frênico estão localizados logo acima do estômago, qualquer alteração que possa vir acontecer neles, pode prejudica-los.

Quando o diafragma contrai, o tubo respiratório se fecha e como consequência, o ar não passa para os pulmões, em vez disso, ele vai para o estômago e quando ele é expulso, começa o que conhecemos como soluço. De acordo com a otorrinolaringologista Jeanne Oiticica, que é chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da USP:

Em alguns casos, quando o soluço é persistente, pode ser sintoma e indicar alguma doença, por exemplo, a disfunção no sistema nervoso central, no centro gerador  de soluço no bulbo, ou irritação nos nervos periféricos responsáveis pela inervação do músculo diafragma.

Como Parar o Soluço?

Sabemos o quanto é chato ter que ficar soluçando, principalmente em momentos inoportunos, não é mesmo? Mas você conhece alguma técnica que usa para parar o soluço? Nós temos algumas e te contaremos agora mesmo:

  • Beba Água – Beber água interrompe o ciclo de soluços, o que pode aquietar os nervos;
  • Prenda a Respiração – Segure seu nariz e feche sua boca, o máximo de tempo que conseguir ou até que sinta que os soluços se foram;
  • Respire Em Um Saco de Papel – Há quem acredite que a antiga técnica de emergência de respirar em um saco de papel funcione. Isso porque a quantidade de dióxido de carbono na corrente sanguínea aumenta e o corpo fica preocupado em se livrar desse e esquece dos soluços.

Ninguém Escapa do Soluço

Pode até parecer óbvio, mas absolutamente ninguém escapa do soluço, inclusive os bebês são os mais atingidos, uma vez que eles não nasce com o sistema nervoso central amadurecido. Em casos onde o soluço demora muito tempo para passar, é recomendado que se procure um médico para investigar se existe alguma doença causando ele.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

É Possível Mudar O Nosso Tipo Sanguíneo?

Próximo Artigo

O que faz um antropólogo?

Postagens Relacionadas