Você sabe por que sentimos alergias?

As alergias são reações do sistema imunológico a algum tipo de substância, como pólen, ácaros ou pelos de animais, ou a algum alimento, que não causa reação na maioria das pessoas. Medicamentos, fatores ambientais como o calor e picadas de insetos são outros fatores que podem desencadear o problema.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) estima que cerca de 30% da população tem algum tipo de alergia, sendo a maioria dos diagnósticos das versões respiratórias ou alimentares.

A alergia ocorre quando o sistema imunológico confunde uma substância inofensiva com um invasor e, diante da exposição ao alérgeno, o organismo libera uma reação química que causa os sintomas.

Quando isso acontece, são produzidos anticorpos que identificam um alérgeno como prejudicial e a reação pode se manifestar na pele, nos seios da face, nas vias aéreas ou até no sistema digestivo.

Não sei vocês, mas eu tenho muita rinite alérgica e passo grande parte do meu dia espirrando, por isso hoje resolvi pesquisar: Por que sentimos alergias?

Em nosso sistema imunológico existem células chamadas leucócitos, são elas as responsáveis por liberar ou bloquear a passagem de novas celulas para o nosso sistema através de informações em nosso código genético.

Se essas novas células não estiverem por lá, imediatamente linfócitos, Th2 e anticorpos começam a agir. O grande objetivo deste sistema de defesa é impedir que vírus, bactérias e elementos que possam nos fazer mal entrem em nosso corpo.

Porém, muitas vezes os leucócitos agem em grande escala, exagerando quando alguns tipos comuns de alérgenos entram tentam ‘invadir’, alguns deles são pólen, amendoim, látex e o conhecido pó (meu principal mal).

Então entra em ação um tipo específico de anticorpo chamado imunoglobulina E (lgE) que tenta expulsar a força esse corpo estranho e para isso se une as células de vários de nossos tecidos conjuntivos como as mucosas, sangue, pulmões. É essa reação que libera a histamina que causa os espirros, inchaços e outras reações alérgicas bizarras. Por isso temos alergias!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que a Lua é considerada um satélite natural?

Próximo Artigo

Será que é possível ficar grávida sem ter feito sexo?

Postagens Relacionadas