Você sabe por que o pão endurece?

Quem ai já foi até a cozinha preparar aquele delicioso sanduíche e se surpreendeu com uma pedra no lugar do pão sabe muito bem o que é decepção.

Mas afinal, você sabe por que o pão endurece?

Acontece que a massa do pão é feita de grande quantia de farinha de trigo, um pouco de água, fermento e sal. Esta receita possui principalmente proteínas e amido.

Antes de irem ao forno, os pães crus possuem moléculas de amido de forma extremamente organizadas em uma estrutura granular formada para que a água não penetre.

Porém, quando começam a ser aquecidos, essas estruturas acabam se rompendo e assim, se combinando com a água liberada pelas proteínas que coagulam no calor.

Quando o pão começa a esfriar com o passar dos dias, essas estruturas formadas pelas moléculas de amido voltam a se organizar, assim tornando aquele delicioso alimento bastante semelhante a uma pedra capaz de quebrar janelas…

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Descubra 7 curiosidades incríveis sobre a Irlanda!

Próximo Artigo

Afinal, qual é a cidade mais antiga do Brasil?

Postagens Relacionadas