Você sabe o que ocorre em seu corpo quando leva um susto?

Quem ai nunca fez alguém se assustar que atire a primeira pedra! O susto provoca reações corporais nas pessoas que podem ser incrivelmente engraçadas para quem pratica a pegadinha, mas você sabe o porquê de ela ocorrer?

Nós explicamos!

O ato de se assustar acaba acionando a área do cérebro responsável pela regulação das emoções, quando o susto ocorre as glândulas suprarrenais liberam os hormônios adrenalina e noradrenalina que geram diversas reações, estas tem objetivos bastante específicos e úteis para todos nós em momentos de perigo. 

Em geral, nossas pupilas se dilatam quando nos assustamos, isso para que consigamos captar mais luz e ver melhor o que está acontecendo conosco naquele momento.

Também sofremos um aumento do peraltismo, que é o movimento que movimenta a comida pelo corpo, a ideia é que o alimento em processo de digestão seja digerido mais rapidamente, evitando que a comida vá para os pulmões e acabe nos levando a morte.

Nossos pelos acabam ficando eriçados e comecemos a suar, isto porque as gotículas de suor dificultam que sejamos agarrados, já os pelos arrepiados assustam o predador.

Nossos brônquios também ficam dilatados, isso para que captemos mais oxigênio, isso pode ser primordial caso precisemos correr.

Outro processo interessante é a diminuição dos movimentos no intestino grosso, isso para que o organismo capte mais nutrientes e tenha mais energia.

E por último, nossa pressão sanguínea pode aumentar muito, isto para que os vasos sofram constrição e nosso coração fique acelerado, assim transportando mais rapidamente a energia e a circulação, evitando hemorragias.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/10-curiosidades-do-basquete-pelo-mundo-e-no-brasil/

10 Curiosidades do basquete pelo mundo e no Brasil

Próximo Artigo

Você sabia que assistir a vídeos de gatinhos te faz muito bem?

Postagens Relacionadas