Você sabe o que é propina?

A situação do nosso país vem piorando cada vez mais e quase todo dia podemos ver na TV os jornalistas falarem sobre alguém que ofereceu propina para outra pessoa.

Em momento algum, os jornalistas buscam explicar o significado de propina para a nova/futura geração de eleitores.

Propina é simplesmente um valor pago a um agente público, como por exemplo um político, para permitir a realização de atos ilegais/indevidos.

A palavra vem da Grécia Antiga onde usavam “propinó” ou “propinein” para o ato de pagar uma bebida para a pessoa que tinha um bom rendimento em seu trabalho.

Mesmo a palavra não estando no Código Penal Brasileiro, ela é considerada crime de corrupção, quem paga a propina está cometendo corrupção ativa, segundo o artigo 333, e quem esta recebe está fazendo corrupção passiva, definida no artigo 317.

Esse ato é muito famoso no meio político onde acabam cometendo alguma infração e oferecem propina para não serem dedurados.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Você sabe por que quebrar espelhos traz má sorte?

Próximo Artigo

As melhores curiosidades de Stranger Things

Postagens Relacionadas