Você sabe como se formam diamantes e outras pedras preciosas?

Pedras preciosas são, além de belíssimas e donas de certa raridade, interessantíssimas. Pense você que o mesmo processo geológico que a terra sofreu para ser criada, modelada e ter forma também ocorre em situações de temperatura e pressão específicas para criar as belíssimas pedras preciosas como diamantes e outros.

Apenas gemas orgânicas como os corais e pérolas não passam por esse processo, isso porque são produção de outros seres vivos (o que também é interessantíssimo). Na crosta terrestre existem três tipos de rochas chamados de ígnea, metamórfica e sedimentar.

Assim, da pra ter melhor noção de como são as fases de um ciclo onde uma se transforma na outra. As ígneas são formadas a partir da lava ou magma, as metamórficas se formam a partir de rochas sob grande fonte de calor e pressão que não derretem.

Já as sedimentares são formadas a partir dos resíduos de outras rochas ou matéria orgânica dissolvidos em água. No meio de tudo isso, magma, sedimentos e rochas, que as pedras preciosas surgem.

Diamante: O Must nas Pedras Preciosas

O diamante, por exemplo, é feito apenas de carbono. Isso mesmo, o carbono carrega você para cima e para baixo através dos automóveis (no caso, dióxido de carbono), você também escreve com carbono (neste caso, em formato de carbono grafite) e é ele o formador dos diamantes!

Analogias a parte, esta é uma das únicas pedras que não se formam na crosta terrestre, mas sim no manto. Ao redor de um oceano de magma, a pressão e temperatura acabam comprimindo e fundindo o carbono na forma de diamante que é carregado até a superfície pelo magma e se mistura a rochas ígneas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/sera-que-utilizamos-apenas-10%-de-nosso-cerebro?/

Será que utilizamos apenas 10% de nosso cérebro?

Próximo Artigo

É verdade que banana não é fruta?

Postagens Relacionadas
Mais informações

Por que temos bunda?

O que torna os humanos diferentes dos outros animais? Pergunte isso ao grande público e você provavelmente vai…