http://molcci.com.br/tudo-sobre-o-mundo-fascinante-das-baleias/

Tudo sobre o mundo fascinante das baleias

As baleias são animais fascinantes. Com o seu tamanho imponente, sua plástica e beleza, encontrar com uma baleia em alto-mar é uma sorte que poucas pessoas têm.

Com diferentes formas, tamanhos, cores, as baleias são consideradas os maiores animais do mundo, sendo também os maiores cetáceos. 

É um animal tão intrigante que já foi até astro de filme. Saber tudo sobre baleias é ainda pouco comparado a todas as novidades que elas oferecem.

Algumas curiosidades sobre as baleias que talvez você ainda não sabia. Vamos a elas:

1 – A baleia azul é o mais pesado animal do planeta. Elas pesam cerca de 140 toneladas. Só a sua língua pesa 6 toneladas;

2 – As baleias não dormem por completo. Elas precisam de oxigênio, por isso vão até a superfície pegar ar. Por isso elas não dormem, mas sim, ficam num estado de semiconsciência, ora dormem, ora acordam;

3 – Os bebês de algumas baleias chegam a mamar cerca de 500 litros de leite num único dia;

4 – As baleias não têm boa visão. Graças ao retorno do eco dos seus sons agudos soltados na água que elas localizam qualquer corpo sólido.

5 – Os batimentos cardíacos da baleia são tão fortes que eles podem ser escutados a três quilômetros de distâncias.

6 – Cada dente de uma baleia cachalote mede 20 centímetros. Ela tem 40 ao todo.

7 – Cada baleia-azul dá a luz apenas um filhote, que já nasce com um terço do tamanho da mãe, aproximadamente 7 metros de comprimento. Durante 7 meses a baleia amamenta o seu filhote diariamente, podendo chegar até a 1 tonelada de leite por dia. Quando o filhote desmama, ele já possui mais e 15 metros de comprimento.

8 – As baleias têm um órgão próximo ao queixo, que não existe em nenhum outro animal, que é quem as ajuda a filtrar os alimentos que são capturados por elas no mar, mas tendo em vista que elas ingerem uma quantidade absurda de água nesse processo.

9 – As baleias, dependendo do seu tamanho, conseguem armazenar cerca de 1 tonelada no seu estômago.

50 anos!!!

10 – As baleias-azuis vivem cerca de 50 anos.

11 – As fêmeas são as figuras mais importantes no grupo das baleias. Elas são as responsáveis por liderar o grupo e ficam com seus filhotes a vida inteira.

http://molcci.com.br/tudo-sobre-o-mundo-fascinante-das-baleias/

12 – Quando estão embaixo d’agua, as baleias nadam por cerca de 5 km/h. No entanto quando estão se alimentando ou em áreas de reprodução, as baleias diminuem a velocidade, indo a 1 km/h.

13 – A baleia Cachalote é a única fonte de âmbar-cinzento, matéria básica para a indústria de perfumes caros. Elas se alimentam de lula-gigante, a engolem inteira, mas não conseguem digerir os bicos duros da lula, que permanecem nos seus aparelhos digestivos, produzindo um substância fedorenta e escura, o âmbar-cinzento, sendo até hoje considerada a melhor substância para conservar o aroma dos perfumes. Mas não é necessário a sua matança para consegui-lo. Frequentemente as baleias expelem o âmbar-cinzento, que é facilmente encontrado boiando no mar. 

14 – A maior baleia até hoje caçada foi uma baleia-azul fêmea, que media 34 metros de comprimento e pesava em torno de 170 toneladas.

15 – As baleias são os maiores animais já existentes (podem chegar a 3 vezes o tamanho de um dinossauro). Este desenvolvimento só é possível porque a água suporta o peso contra a força da gravidade – o que não acontece com os animais terrestres.

16 – No sec.XIX o óleo de baleia era usado na iluminação e lubrificação, no entanto as barbatanas davam resistência aos espartilhos, serviam de chicotes e na feitura de guarda-chuvas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
1
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/os-exercicios-mais-populares-para-ficar-em-forma/

Os exercícios mais populares para ficar em forma

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/quem-era-o-deus-eros-na-mitologia-da-romana/

Quem era o deus Eros na mitologia da romana

Postagens Relacionadas