Tomar leite morno realmente ajuda a dormir?

É bastante provável que a sua mãe já tenha lhe oferecido um copo de leite morno dizendo que a bebida proporcionaria uma noite de sono mais agradável. Obviamente, já é sabido que o leite possui minerais que fazem bem ao nosso corpo de muitas maneiras, mas será que tomar leite morno realmente pode nos ajudar na hora de dormir?

Embora possa parecer algo bastante fantasioso para muitos, a verdade é que o leite realmente conta com algo em particular que pode ajudar as pessoas na hora de dormir.

Por que as mães podem estar certas sobre essa história de beber leite antes de dormir

O leite e os produtos feitos a partir dele contêm um aminoácido que ajuda a induzir o sono conhecido como triptofano. Basicamente, o triptofano estimula a produção de serotonina e melatonina, hormônios que regulam o ciclo do sono.

Por isso, se você está estressado e com insônia, de modo que parece impossível conseguir superar tal problema um copo cheio de leite morno pode ser o truque para manter a sua rotina de sono.

Agora que já sabemos por que o leite pode ser bom para o nosso corpo antes de dormirmos, a pergunta que fica é: existe algum tipo de leite específico que devemos beber?

Bem, se você já experimentou leite morno antes de dormir e não conseguiu sentir qualquer efeito, saiba que a vaca que produziu o leite pode ter sido ordenhada na hora errada do dia. Isso porque o leite tende a ser mais nutritivo quando é tirado à noite!

Antes de ligar para a empresa responsável pelo fornecimento do seu leite e perguntar se eles ordenham vacas ao anoitecer, vamos discutir um estudo coreano recente. No estudo, foi comprovado que alimentar ratos com leite ordenhado à noite reduziu a ansiedade e aumentou o tempo de sono dos animais envolvidos.

Obviamente, é verdade que o “leite noturno” não foi testado em humanos com distúrbios do sono. Ainda assim, é bom saber que mesmo na eventualidade do leite não promover benefícios muito evidentes, ele certamente não trará malefícios.

As melhores alternativas para um copo de leite antes de dormir

Se o leite morno não funcionar para você, a seguir estão outras opções que podem ajudá-lo a obter as vitaminas e minerais necessários para melhorar o sono:

Chás: Os chás de ervas, especificamente camomila e erva-cidreira, são ótimos substitutos do leite morno. Por outro lado, procure evitar chás que possuem cafeína, como chá preto ou verde, pois eles podem mantê-lo acordado por mais tempo e até causar ansiedade. Ervas como camomila e erva-cidreira são associadas a uma maior sensação de relaxamento, sem falar que tomar uma bebida morna pode ser calmante para seu corpo, semelhante a um banho quente.

Lanches mais saudáveis: Procure consumir mais grãos inteiros e menos carboidratos simples (como as massas de farinha branca), pois eles aumentam o açúcar no sangue e podem dificultar o sono. Coma mais nozes, que contêm gorduras saudáveis ​​para o coração para se sentir mais saciado. Da mesma forma, evite alimentos condimentados ou gordurosos que podem causar indigestão.

Planejamento do jantar: Peixes como linguado, salmão e atum têm vitamina B6, que é vital para a produção de melatonina. Já os grãos inteiros contêm magnésio, o que ajuda a relaxar os músculos. Vegetais de folhas verdes escuras são ricos em fibras e contam com muitos minerais excelentes para o relaxamento muscular, o que poderá auxiliá-lo a dormir melhor.

Uma palavra final

No fim das contas, o leite morno como parte de sua rotina na hora de dormir pode ser benéfico, mas considere substituí-lo se esse alimento não for adequado para você. Os especialistas em sono concordam que o leite morno não tem benefícios inerentes que funcionem para todos, mas se tiver associações calmantes e positivas, a qualidade do seu sono pode melhorar.

Se você ajustar sua dieta, rotina de exercícios e boas práticas do sono e ainda assim tiver dificuldade para dormir, pode ser hora de comprar um novo colchão. Você pode se sentir mais desconfortável fisicamente durante a noite do que pensa, especialmente se não estiver dormindo no colchão mais adequado para as necessidades do seu corpo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que temos duas narinas em vez de uma só?

Próximo Artigo

Por que os cães atacam crianças?

Postagens Relacionadas