Saiba que o CO2 está fazendo a estratosfera terrestre encolher

Efeitos vão da maior passagem de raios ultravioleta do Sol para a superfície do planeta a alterações na trajetória de satélites

A estratosfera é a segunda camada da atmosfera, começando a partir da superfície da Terra, e está encolhendo por causa das emissões de gases de efeito estufa.

Faz algum tempo que a ciência sabe que a troposfera está aquecendo, mas que a vizinha de cima está esfriando e encolhendo (a troposfera é a primeira camada, aquela onde vivemos).

Essa contração vem do fato de ela estar esfriando – gases frios ocupam menos volume do que gases quentes – e porque a vizinha de baixo está se aquecendo e expandindo-se, ocupando mais espaço.

Um trabalho que acaba de sair na Environmental Research sugere que esse encolhimento vem-se acelerando neste século e que a camada, de quase 30 km de extensão, pode encolher quase 5% até o final do século.

A razão pela qual o CO2 aquece aqui embaixo e esfria lá em cima ainda é objeto de muita modelagem e muita medição.

A explicação mais simples é que uma molécula de CO2 na estratosfera já não recebe tanta radiação refletida da superfície, já que esta foi bastante absorvida pela camada de baixo.

Ao mesmo tempo, a molécula perde energia irradiando para o espaço sem obstáculos. Perdendo energia, a molécula esfria. Jeremy Plester comentou o trabalho no The Guardian.

A camada de ozônio fica na estratosfera. A contração da camada pode reduzir a probabilidade de uma molécula de ozônio absorver um raio ultravioleta, o que acaba aumentando sua incidência na superfície da Terra.

Outro problema é que os satélites navegam nessa camada.

Com a camada se contraindo, sua densidade aumenta, alterando as trajetórias desses satélites. Imagine os sistemas de GPS mudando seu carro de lugar por conta do aumento do CO2 na estratosfera.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Você sabia que Mamíferos podem respirar pelo ânus em emergências

Próximo Artigo

Quando a 2ª parte da 5ª temporada de Lucifer estreia na Netflix?