Quem inventou os nuggets de frango?

Ao longo das últimas décadas, os nuggets de frango têm sido vistos como itens básicos dos cardápios de redes fast food e das sessões de comida congelada nos supermercados. Mas, ao contrário da crença popular, esses pedaços deliciosos de frango frito não foram inventados por essas redes.

Assim como tantos outros pratos culinários, partes da história da origem dos nuggets são contestadas, mas a maioria das fontes costuma chegar ao consenso de que tudo começou com Robert C. Baker, um professor universitário de ciência alimentar da Universidade Cornell.

Robert C. Baker e seu papel na invenção dos nuggets de frango

De acordo com o Slate, após a Segunda Guerra Mundial, a demanda por frangos diminuiu drasticamente nos EUA porque as galinhas eram normalmente vendidas como aves inteiras, o que costumava ser inconveniente para as famílias. Consequentemente, alguns açougueiros estavam dispostos a cortar seus frangos em pedaços menores para torná-los mais fáceis de cozinhar, mas Robert Baker tinha outros planos.

Baker, que já tinha uma grata reputação de ser um homem inovador no setor alimentício, criou o que ficou conhecido como chicken stick (palito de frango), uma espécie de frango moído que era empanado em uma massa de ovo e espetado num palito. Ele mandou seus palitos de frango para mercearias locais, onde tais alimentos logo se tornaram um sucesso instantâneo, com alguns comerciantes vendendo até 200 caixas do produto por semana.

Mesmo com o sucesso inicial, Baker ainda sentia que havia maneiras de melhorar e refinar seu processo, o que o levou a permitir que outras pessoas fizessem o uso da base de sua receita. Por isso, em vez de patentear seus palitos de frango, Baker publicou todo o seu processo para criá-los e enviou cópias a empresas avícolas e cientistas de alimentos nos Estados Unidos.

A popularização dos nuggets de frango

A criação de Baker não poderia ter surgido em hora melhor. Nos Estados Unidos da década de 1970, dois problemas eram comumente enfrentados pela indústria da carne: ser capaz de separar a carne moída sem pele e produzir uma camada de massa que poderia ser congelada e posteriormente frita com sabor agradável.

As inovações de Baker resolveram esses problemas e tornaram possível a criação dos nuggets de frango em qualquer formato, primeiro revestindo a carne com vinagre, sal, grãos e leite em pó para mantê-la unida e, em seguida, usando uma massa à base de ovos e grãos que poderia ser congelada e frita muito facilmente.

Em 1981, a rede de restaurantes McDonald’s introduziu oficialmente os Chicken McNuggets no seu cardápio, o que se revelou um dos lançamentos de maior sucesso na história dessa franquia de fast food. De fato, os McNuggets ainda respondem por cerca de 10% do total de vendas da rede.

Enquanto isso, Baker fundou o Instituto de Ciência e Marketing de Alimentos da Cornell University em 1970 e atuou como seu primeiro diretor, além de também ter ajudado a inventar uma máquina de desossa de frango.

Embora ele não tenha recebido nenhum benefício monetário com o sucesso dos nuggets de frango que ajudou a criar, seu lugar na história da avicultura o levou a se tornar uma espécie de “mestre do frango”.

Uma palavra final

É importante deixar claro que, de um modo geral, os nuggets de frango industrializados são considerados alimentos gordurosos e nada saudáveis. Como ingredientes, eles utilizam sobras de frango, farinha branca, grandes quantidades de sódio e vários elementos químicos aromatizantes usados para ressaltar o sabor, além de conservantes e outras substâncias nocivas à saúde.

Por outro lado, é possível fazer um nugget caseiro, que pode ser uma alternativa saudável que é boa até mesmo para as crianças. Neste caso, você vai precisar apenas de peito de frango, abobrinha, pão integral, temperos naturais e farinha de aveia ou milho para empanar a carne.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que os porcos não suam?

Próximo Artigo

12 Curiosidades fascinantes sobre a Aston Martin

Postagens Relacionadas