Quem inventou a máquina de lavar?

Poucas coisas conseguem ser tão úteis na nossa vida cotidiana como as máquinas de lavar. Na prática, uma máquina de lavar economiza muito tempo, sem falar que você não precisa sentar e monitorar o processo de lavagem; basta colocar suas roupas na máquina, iniciar o ciclo e deixar a tecnologia fazer o seu trabalho, como num passe de mágica! No entanto, você já se perguntou quem inventou isso?

Bem, a verdade é que apontar um único inventor para a máquina de lavar é uma tarefa mais complexa do que parece. Vários indivíduos já receberam o crédito pela criação desse eletrodoméstico e há evidências que sugerem que as máquinas de lavar já eram usadas desde o século 16. Essas máquinas antigas, no entanto, não tinham nenhuma semelhança com as máquinas modernas.

O fato é que, no fim das contas, muitas pessoas contribuíram para o projeto e desenvolvimento de máquinas de lavar, como veremos ao longo deste artigo.

As primeiras máquinas de lavar

De acordo com o World Atlas, o cientista alemão Jacob Christian Schaffer inventou em 1767 aquela que pode ser considerada a primeira máquina de lavar (imagem acima). Seu projeto contava com um funcionamento mecânico e sua estrutura era de madeira.

Ainda assim, a primeira patente para uma máquina de lavar foi emitida por Henry Sidgier somente em 1782. Nos primeiros anos da década de 1790, Edward Beetham comercializou e vendeu com sucesso várias “máquinas de lavar patenteadas” em toda a Inglaterra.

Em 1797, três décadas após a máquina de lavar de Schaffer, a placa de esfregar foi finalmente criada para facilitar a lavagem de roupas. Nesse mesmo ano, a primeira patente intitulada “lavadora de roupas” foi concedida a um inventor do estado americano de New Hampshire chamado Nathaniel Briggs. Não há, no entanto, nenhuma representação do seu dispositivo devido ao incêndio do escritório que abrigava a patente em 1836.

O surgimento das máquinas de lavar rotativas

Em 1851, James King emitiu uma patente para uma máquina de lavar que apresentava um tambor. Este dispositivo é comumente considerado o parente mais antigo das máquinas de lavar dos dias modernos. Embora o dispositivo ainda operasse de forma mecânica, o esforço físico foi reduzido consideravelmente, pois a máquina de King tinha um motor que era ligado a uma manivela.

Ao longo da década de 1850, foram feitas melhorias na máquina de lavar com tambor de King. Ainda assim, as máquinas de lavar só vieram a contar com um mecanismo giratório em 1858, quando Hamilton Smith emitiu a patente de uma máquina de lavar rotativa.

Durante todo esse tempo, as máquinas de lavar fabricadas destinavam-se principalmente ao uso comercial. Em suma, elas eram muito caras ou pesadas demais para serem usadas nas residências. A primeira máquina projetada especificamente para uso doméstico foi criada no estado americano de Indiana por William Blackstone. Ele criou a máquina para sua esposa como um presente em 1874.

A consagração da máquina de lavar elétrica

As máquinas de lavar elétricas entraram no mercado no início do século 20. Alva J. Fisher inventou a máquina pioneira nesse quesito em 1901. Ela apresentava uma cuba galvanizada movida a um motor elétrico. No mesmo ano, os tambores de metal passaram a substituir os tambores de madeira.

A empresa Hurley Machine Company começou a fabricar em larga escala as primeiras máquinas de lavar elétricas usando o protótipo de Fisher em 1908. Uma patente para este dispositivo foi emitida em 9 de agosto de 1910.

Hoje, existem diferentes variações de máquinas de lavar disponíveis no mercado. Alguns dos fabricantes mais bem-sucedidos mundialmente incluem LG, Bosch e Samsung, apesar de Brastemp, Electrolux e Consul dominarem o mercado brasileiro.

Embora cada uma dessas máquinas modernas tenha recursos patenteados exclusivos, todas elas contam com alguns aspectos das primeiras máquinas de lavar.

Vale destacar que o desempenho não é mais um problema nas máquinas de lavar, como acontecia com os primeiros aparelhos. De fato, os projetos atuais de máquinas de lavar estão focados principalmente na eficiência e na redução do consumo de energia e água.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

As fezes dos pássaros podem danificar a pintura dos carros?

Próximo Artigo

Por que os foguetes decolam em trajetória curva?

Postagens Relacionadas