Quem foi a primeira pessoa a morrer em um acidente de avião?

O avião é um dos meios de transporte mais importantes do mundo, afinal, é através dele que podemos viajar longas distâncias com seguranças e rapidez. Ainda assim, precisamos ter em mente que, embora sejam seguros, os aviões estão sujeitos a acidentes. Dito isto, você já se perguntou quem foi a primeira pessoa a morrer em um acidente de avião?

Ao longo deste artigo, você vai conhecer a história do americano que entrou para a história da aviação de uma forma trágica.

Thomas Etholen Selfridge, a primeira pessoa a morrer em um acidente de avião

Thomas Etholen Selfridge entrou para a história em 17 de setembro de 1908, quando se tornou a primeira pessoa a morrer em um acidente de avião. Mas, antes de analisarmos o acidente em si, vamos abordar um pouco da história de vida do rapaz.

Selfridge nasceu em San Francisco, no estado americano da Califórnia, no dia 8 de fevereiro de 1882. Ele se formou na Academia Militar dos Estados Unidos em 1903 e já em 1907 foi alocado numa divisão aeronáutica onde se tornou piloto de dirigível. Eventualmente, Selfridge também foi nomeado representante da Aerial Experiment Association, uma organização voltada para pesquisas aeronáuticas que era comandada por Alexander Graham Bell.

Curiosamente, Selfridge chegou até mesmo a projetar um avião, denominado “Red Wing”, que foi o primeiro aeromodelo a motor da tal Aerial Experiment Association. No entanto, a aeronave veio a ser destruída em um acidente ocorrido em seu segundo voo. Na ocasião, o modelo era pilotado por Frederick W. Baldwin, que saiu ileso do acidente.

No mês de agosto de 1908, Selfridge foi um dos três militares escolhidos para serem pilotos do Army Dirigible Number One, principal dirigível da Força Aérea Americana da época. Por conta disso, Selfridge parecia ter um futuro promissor pela frente, mas o acidente do dia 17 de setembro de 1908 colocaria um ponto final na sua história.

O fatídico dia

Selfridge sofreu seu acidente fatal quando voava como passageiro no avião dos irmãos Wright, que são reconhecidos em muitas partes do mundo como os inventores do avião. Na ocasião, a aeronave era pilotada por Orville Wright, o mais novo dos irmãos. Eles faziam um voo de apresentação na região de Fort Myer, no estado americano da Virgínia.

O avião já havia dado quatro voltas no campo quando os problemas começaram a surgir. Em uma carta escrita por Orville, ele conta que chegou a olhar para trás rapidamente após ouvir um barulho estranho, mas não viu nenhum problema estrutural no avião. Ainda assim, ele decidiu tirar a potência do motor e iniciar o procedimento para o pouso, mas infelizmente não houve tempo para isso.

O tal barulho foi causado pela quebra de uma das hélices do avião, o que fez com que a aeronave perdesse o controle de voo. Então, o avião fez uma curva brusca para a direita e mergulhou em direção ao solo.

No momento exato da queda, Selfridge bateu com a cabeça e teve o crânio fraturado. Ele chegou a ser atendido por médicos ainda no local do acidente e foi submetido a uma cirurgia neurológica, mas não resistiu. Já Orville Wright sofreu diversos ferimentos, mas conseguiu se recuperar totalmente e não demorou muito a voar novamente com seus aviões experimentais.

O legado de Thomas Etholen Selfridge

Embora tenha sido um episódio muito triste, a morte de Selfridge deixou um legado para a prevenção de outras fatalidades. Depois do acidente, as Forças Armadas dos Estados Unidos passaram a exigir que os pilotos usassem capacete durante os voos, o que ajudou a evitar acidentes posteriores.

Vale destacar que fotografias do dia da queda do avião mostram que nem Selfridge nem Orville usavam qualquer tipo de proteção na cabeça. Se Selfridge estivesse com capacete, talvez ele não teria entrado para a história como a primeira pessoa a morrer em um acidente de avião.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que gesticulamos enquanto falamos?

Próximo Artigo

Os talheres podem afetar o sabor dos alimentos?

Postagens Relacionadas