Quantos dias podemos sobreviver sem beber água?

Todo mundo já sabe que o corpo humano precisa de uma quantidade considerável de água para realizar muitas funções essenciais, como equilibrar a temperatura interna e manter as células vivas. No entanto, você já parou para pensar em quantos dias podemos sobreviver sem beber água?

Ao longo deste artigo, nós vamos analisar as estimativas mais corretas com relação à essa questão, mas antes disso, precisamos entender em detalhes a importância desse líquido precioso para a sobrevivência humana.

Por que a água é tão importante?

A sede é possivelmente o instinto de sobrevivência mais notável e acho que você já deve ter percebido que a água é um dos nutrientes mais essenciais exigidos pelos seres vivos. A água regula a temperatura corporal, a digestão, auxilia na eliminação de resíduos e é necessária ao cérebro para produzir hormônios e neurotransmissores. Então, não há dúvidas de que ela é muito importante.

A água é a molécula mais abundante em nosso corpo, constituindo até 60% do conteúdo líquido do nosso corpo. Curiosamente, depois de usar a água de fontes externas, o corpo usa a água armazenada em nossas células de gordura para saciar sua sede. É assim que os camelos sobrevivem sem água por dias no calor escaldante dos desertos, pois extraem água das gorduras de todo o corpo.

O corpo humano, infelizmente, não possui a mesma capacidade de armazenamento. Após um tempo sem água, a sudorese cessa, levando a um aumento inevitável da temperatura do corpo e a digestão torna-se impossível devido à falta de saliva ou sucos intestinais, ao mesmo tempo em que a pressão arterial diminui devido ao baixo volume de sangue.

Sob tais condições frágeis, a morte se torna um desfecho iminente. De certo modo, a sobrevivência sem o líquido cristalino só pode ser estendida se a taxa de perda por meio do suor ou urina for menor do que a quantidade obtida pelo consumo de alimentos e líquidos.

Então, quanto tempo uma pessoa consegue sobreviver sem água?

Em média, uma pessoa pode sobreviver sem água por cerca de 3 a 5 dias, mas há relatos de pessoas que conseguiram sobreviver em torno de 8 a 10 dias. Ainda assim, vale destacar que esse tempo também pode ser esticado e contraído por fatores externos, como temperatura, umidade e a própria saúde do indivíduo.

Atletas que se exercitam intensamente no calor podem ficar desidratados e morrer em poucas horas. Visto que o recordista de sobrevivência por mais tempo sem água sobreviveu por 18 dias depois de ter sido colocado na prisão e esquecido por mais de duas semanas! No entanto, é importante mencionar que ele estava dentro de um local fechado e na ausência de sol ou calor.

Uma palavra final

É importante deixar claro que, em tese, pode-se viver sem água indefinidamente, desde que você continue comendo alimentos que contenham água em quantidade suficiente para repor a hidratação perdida.

De um modo geral, nosso corpo não precisa necessariamente de “água pura”. Na verdade, ele requer apenas eletrólitos e nutrientes em solução aquosa. Na prática, isso representa uma etapa crucial em uma linha de reações envolvendo a oxidação de hidrogênio ou hidrocarbonetos para fornecer energia.

Poon Lim, um marinheiro chinês cujo navio naufragou em 1942, sobreviveu 133 dias em uma jangada em mar aberto. Ele ficou sem suprimentos no primeiro mês, o que o deixou por 3 meses sem uma única gota de água doce! Então, como ele sobreviveu? Bem, segundo seus relatos, ele pescou e comeu peixes, além de beber sangue de gaivota e tubarão. Por mais repulsivo que fosse, isso o manteve vivo.

Com tudo isso em mente, podemos dizer que a questão principal deste post não tem uma resposta fixa. A média gira em torno de 3 dias, mas é possível viver por mais ou menos tempo a depender de vários fatores.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as noites sem nuvens são mais frias que as noites nubladas?

Próximo Artigo

Por que as unhas das mãos crescem mais rápido que as dos pés?

Postagens Relacionadas