http://molcci.com.br/qual-vai-ser-o-futuro-do-trabalho-diante-da-tecnologia-e-robos?/

Qual vai ser o futuro do trabalho diante da tecnologia e robôs?

O futuro futuro do trabalho está novamente no centro das atenções do Fórum Econômico Mundial (FEM). Segundo a instituição, o mundo perderá milhões de empregos nos próximos três anos, principalmente aqueles que estão relacionados a funções administrativas e industriais.

Futuro do trabalho

Só no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação até 2030, segunda estimativa da consultoria McKinsey. Independentemente das projeções, o que se constata é que o mercado passa por uma grande mudança, semelhante à revolução industrial, porém de uma forma muito mais rápida e dinâmica.

Com as novas exigências do mercado, a sobrevivência de uma empresa depende da sua capacidade de inovar e abraçar novas mudanças.

Já a geração de empregos no futuro estará diretamente relacionada à criatividade, qualificação, resiliência e capacidade de trabalhar em equipe. O novo mundo do trabalho é mais colaborativo e flexível.

A tecnologia nunca se transformou de forma tão rápida como vemos nos últimos anos. Com isso, muitos processos que antes precisavam do humano, passaram a ser executados (com perfeição) por máquinas. É, por isso, que muito se fala sobre o futuro do trabalho.

Será que em breve vamos nos tornar inúteis, sendo substituídos por robôs? Bem, não vamos mentir que muitas profissões devem sim serem automatizadas ou entrar para a história. Mas, não se desespere, pois se a previsão dos estudiosos estiver certa, esse papo de tecnologia e automação só vai nos ajudar.

A aposta é que principalmente a Inteligência Artificial seja uma grande aliada. Livrando-nos daquelas tarefas repetitivas e chatas e dando espaço para posições mais estratégicas.

Entretanto, existe outra importante discussão que precisamos olhar quando falamos sobre o futuro do trabalho; as novas gerações já não querem mais trabalhar em empresas com estruturas engessadas ou fazer atividades que os nossos antepassados faziam.

Quarta revolução industrial

Que papo é esse e o que ele tem a ver com o futuro do trabalho? Então, precisamos dizer que a chamada quarta revolução industrial para muitos já está acontecendo.

Os teóricos acreditam que as mudanças que vão acontecer nos próximos anos devem transformar completamente a forma como vivemos, nos relacionamos e, inclusive, trabalhamos.

Em uma entrevista divulgada no site da BBC Brasil, o escritor Klaus Schwab explicou que “a quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital anterior”.

Para ele, o alcance, a velocidade e o impacto dos novos sistemas em nossa vida são os principais indicadores que essa “nova era” não é uma extensão da terceira revolução industrial.  

Com a automatização de muitas atividades pela. Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT), a área da indústria e administração devem ser as mais impactadas. Até 2030, a consultoria McKinsey estima que mais de. 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação, podendo perder o emprego.

Mas, por outro lado, esses dados indicam que muitas pessoas poderão ficar livres de atividades repetitivas e migrar para profissões que demandem uma maior análise crítica.  Aliás, as próximas gerações vão desempenhar profissões que ainda nem existem.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
20
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/marca-para-o-seu-negocio,-veja-4-passos-de-como-iniciar/

Marca para o seu negócio, veja 4 passos de como iniciar

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/volei-de-praia:-5-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-esporte/

Vôlei de praia: 5 fatos que você precisa saber sobre esse esporte

Postagens Relacionadas