Qual é a menor ave do mundo?

Existem diversas espécies de aves espalhadas por todos os cantos do planeta. Com tanta diversidade envolvida, é notória as diferentes características que definem cada uma dessas criaturas adoráveis. Mas, você já parou para pensar em qual é a menor ave do mundo?

Pois bem, a menor ave do mundo é o colibri-abelha-cubano. Embora não seja muito maior do que alguns besouros ou outros insetos, essa criatura ainda faz parte da família das aves.

Além disso, seu tamanho pequeno não significa que essas aves não possam se envolver em atividades de alimentação, reprodução e comportamentos sociais como qualquer outro pássaro faria.

Colibri-abelha-cubano: a menor ave do mundo

Quando você vê fotos do colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae), percebe que o seu nome é bastante sugestivo, visto que essa espéie não é muito maior que uma abelha. Essas aves são originárias de Cuba e ilhas vizinhas, incluindo algumas das chamadas Índias Ocidentais.

Os machos da espécie são menores que as fêmeas, medindo minúsculos 5,5 cm. No entanto, as fêmeas não são muito maiores, pois contam com apenas 6,1 cm de comprimento. No que se refere ao peso, os machos pesam cerca de 1,95 g, enquanto que as fêmeas pesam 2,6 g. Em outras palavras, o colibri-abelha-cubano não é muito mais pesado do que um chiclete!

O tamanho não é a única coisa que o colibri-abelha-cubano tem em comum com as abelhas. Como esses pássaros se alimentam de néctar (e também de alguns insetos muito pequenos), eles voam de flor em flor em busca de alimento. Consequentemente, o pólen gruda em suas penas como ficaria nas pernas de uma abelha, o que significa que eles podem polinizar as flores e são extremamente importantes para seu ecossistema.

Embora pequenas, suas asas podem bater 200 vezes por segundo, permitindo-lhes pairar sobre as flores das quais se alimentam. Quando jovens, os machos apresentam tons de vermelho metálico e azul em sua plumagem, mas sua cor pode mudar ligeiramente durante a época de acasalamento na fase adulta. Por sua vez, as fêmeas costumam apresentar tons de verde azulado e cinza mais moderado.

Colibri-abelha-cubano não é responsável pelo menor ovo do mundo das aves

Se o colibri-abelha-cubano é a menor ave do mundo, isso significa que essa espécie coloca os menores ovos, correto? Estranhamente, não é esse o caso. Acredita-se que esse título pertence à espécie Mellisuga minima, cujo ovo tem cerca de 1 cm de comprimento e 0,375 g de peso.

Embora isso signifique que esses são os menores ovos do mundo das aves, eles são, de certo modo, bastante robustos quando levamos em conta o fato de que eles apresentam um sexto do comprimento do corpo do pássaro adulto.

Mocho-duende: a menor ave de rapina do mundo

O mocho-duende (Micrathene whitneyi) não é apenas a menor coruja do mundo, mas também a menor ave de rapina. Essas aves são nativas dos Estados Unidos, onde vivem principalmente em matagais, mas podem migrar para o México durante as estações mais frias do ano.

Vale destacar que uma ave de rapina é aquela que se alimenta de vertebrados. No caso do mocho-duende, por contar com uma massa corporal média de apenas 40 g, ele se alimenta de pequenos mamíferos, répteis e até mesmo outras aves minúsculas.

Como um animal noturno, essas aves se protegem da luz solar ao procurar abrigo em cactos escavados pelos pica-paus. Embora seja a menor ave de rapina do mundo, essa espécie não é conhecida por sua ferocidade. Na prática, esses animais são mais facilmente lembrados por fingir a morte quando acabam sendo confrontados por um predador maior.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Comer muita cenoura pode deixar a pele laranja?

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre a Ford

Postagens Relacionadas