Qual é a melhor maneira de armazenar o café?

Tomar um cafezinho bem quente é uma tradição apreciada por milhões de brasileiros, mas a verdade é que essa experiência só costuma ser satisfatória se a forma de armazenar o pó do café for apropriada. De fato, ninguém quer se surpreender negativamente ao tomar um café que exala um aroma delicioso, mas que apresenta um sabor velho e rançoso, não é mesmo?

Obviamente, os aficionados pelos cafés têm opiniões fortes sobre todos os aspectos do produto, incluindo a forma como armazená-los. Você já deve ter ouvido, por exemplo, que colocar o pó na geladeira é a melhor maneira de preservar o sabor, mas será que isso é realmente benéfico para o sabor final da bebida?

Bem, embora seja verdade que o café pode envelhecer rapidamente quando não é armazenado de forma adequada, resfriá-lo às vezes pode fazer mais mal do que bem, como veremos ao longo deste artigo.

De acordo com a National Coffee Association (associação da indústria cafeeira dos Estados Unidos), a melhor coisa que você pode fazer pelo seu café é armazená-lo em um pote ou saco a vácuo. Em suma, o raciocínio por trás dessa recomendação é que o café moído perde frescor mais rápido do que o grão inteiro porque tem mais área de superfície que fica exposta ao oxigênio.

Ainda assim, é importante ter em mente que os grãos inteiros também começam a perder frescura assim que saem do processo de torra e, portanto, se beneficiam semelhantemente de um armazenamento adequado.

Lembre-se também que é importante armazenar o pó de café em um recipiente opaco para protegê-lo da luz. Dito isto, encontre um local fresco em sua cozinha para guardá-lo e evite colocá-lo em uma despensa que fica muito perto do fogão ou em uma bancada que recebe muita luz solar.

No caso dos grãos de café, estes são frequentemente vendidos em latas que não são feitas para armazenamento por longo prazo; portanto, transfira-os para uma vasilha com tampa a vácuo assim que levá-lo para casa. Se você não tiver um recipiente apropriado para colocá-los, prenda-os em um saco com um elástico que possa deixar o recipiente totalmente lacrado.

Resfriamento na geladeira nem sempre ajuda na hora de armazenar o café

Em alguns casos, você deve evitar resfriar seu café se quiser prolongar sua vida útil. Como os sacos ou latas contêm ar (o que é difícil de evitar), isso pode levar ao congelamento do café sob temperaturas muito baixas. Como a umidade é outro inimigo do café fresco, retirar um recipiente do freezer e colocá-lo de volta todas as manhãs promove a sua condensação e, consequentemente, o decaimento de sua qualidade.

Ainda assim, congelar o café pode mantê-lo fresco por até um mês, se você tomar as medidas certas. Para isso, divida o produto em sacos com porções individuais antes de colocá-lo no freezer. Dessa forma, você não terá que retirar todo o café do congelador diariamente. Ao selar os sacos de café, certifique-se de que eles estejam fechados completamente.

Uma palavra final

Quando se trata de café, o Brasil oferece alguns dos melhores do mundo. O principal grão de café cultivado no Brasil é o da variação Arábica, que produz uma bebida límpida, de aroma agradável, de corpo médio e com baixo teor de ácido.

Infelizmente, como os melhores grãos são reservados para exportação ao redor do mundo, os brasileiros bebem um café feito com grãos de qualidade inferior. Apesar disso, os grãos de baixo valor do mercado brasileiro ainda conseguem apresentar um resultado final muito bom.

No fim das contas, o café não é apenas uma bebida no Brasil, mas um orgulho nacional. Ele faz parte da própria trama da cultura e da identidade do país, de modo que 98% dos lares brasileiros o consomem. Talvez seja por isso que muitos brasileiros não se interessam pelos complexos tipos de café encontrados em outras culturas, preferindo tomá-lo em sua forma mais pura.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O Brasil já foi atingido por um tsunami?

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/25-fatos-curiosos-e-pouco-conhecidos-da-ciencia/

25 Fatos curiosos e pouco conhecidos da ciência

Postagens Relacionadas