Qual a importância da existência dos mosquitos?

Zika, dengue e malária são doenças que você provavelmente já sabe que compartilham uma característica em comum: todas elas são transmitidas pelos seres que podem ser considerados as maiores pragas conhecidas pela humanidade: os mosquitos.

Na maioria das vezes, as picadas de mosquito só coçam, mas algumas dessas criaturas carregam vírus que causam doenças mortais. De fato, alguns especialistas afirmam que os mosquitos são uma ameaça maior à vida humana do que qualquer outro organismo.

Ao longo dos séculos, acredita-se que os mosquitos tenham causado a morte de 52 bilhões de pessoas. Para se ter uma ideia, esse número corresponde à metade das pessoas que já viveram na Terra! Ainda hoje, doenças transmitidas por mosquitos matam mais pessoas a cada ano do que as guerras.

Por conta de todos esses fatores, não deve ser surpresa para ninguém o fato de que muitas pessoas gostariam de se livrar dos mosquitos, afinal de contas, se pudéssemos dizimar toda a população desses insetos, o planeta seria um lugar melhor, não é mesmo? Bem, como veremos ao longo desse post, a coisa não é tão simples quanto parece.

A importância dos mosquitos nos ecossistemas

Algumas espécies de mosquitos até podem prejudicar os humanos, obviamente, mas outros não representam nenhuma ameaça. Na verdade, alguns desses mosquitos desempenham papéis muito importantes em seus ecossistemas.

Você já deve saber que as abelhas desempenham um papel importante na polinização. No entanto, o que você talvez ainda desconheça é que os mosquitos também desempenham essa função. A maioria dos mosquitos bebe néctar em vez de sangue e, quando o fazem, ajudam a polinizar as plantas de que se alimentam.

Também é importante destacar que até os mosquitos fazem parte de um ecossistema, de modo que, sem eles, a cadeia alimentar seria interrompida. Quando ainda são larvas, eles vivem na água e se alimentam de algas e outros pequenos organismos, sem falar que eles podem ser comidos pelos peixes.

Os mosquitos adultos também servem como uma fonte de alimento para sapos, morcegos, pássaros, aranhas e pequenos mamíferos. Sem eles, esses animais precisariam encontrar outra coisa para comer.

A utilização de mosquitos em eventos históricos

Alguns historiadores acreditam que esses insetos voadores também ajudaram a moldar os principais eventos da história humana, embora negativamente.

Dois bons exemplos são a Guerra Civil Americana e a Segunda Guerra Mundial, quando mosquitos foram utilizados como arma biológica. Nessas ocasiões, eles causaram a propagação de malária e outras doenças entre as tropas.

Acredita-se que das mais de 3.000 espécies de mosquitos no mundo, três são as principais responsáveis pela propagação de doenças. Ainda assim, o que mais chama a atenção é que, dessas três espécies, são apenas as fêmeas que atacam os seres humanos.

Vale mencionar que alguns especialistas estão procurando maneiras de atacar diretamente essas espécies e acabar com a propagação de doenças como a malária. No entanto, eles temem que isso possa trazer efeitos negativos aos ecossistemas pelos mesmos fatores citados anteriormente.

Uma palavra final

Como você pode ver, os mosquitos são surpreendentemente importantes para o ecossistema do nosso planeta. Ainda assim, você deve fazer o que puder para se proteger de suas picadas. Para isso, dê preferência ao uso de repelentes e utilize telas de proteção em locais estratégicos da sua residência, como em janelas.

Por último, vale mencionar que alguns especialistas até acham que essas criaturas podem ser usadas para ajudar os humanos. Pesquisadores estão tentando usar sua saliva para tratar doenças cardiovasculares, mas ainda são necessários mais testes para comprovar sua eficácia.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que apenas um lado do papel-alumínio é brilhante?

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre o Pato Donald

Postagens Relacionadas