Qual a diferença entre imunologista, virologista e epidemiologista?

Ao longo de toda a pandemia de coronavírus, imunologistas, virologistas e epidemiologistas apareceram nos noticiários para ajudar a explicar os acontecimentos envolvendo a crise sanitária e as melhores formas de prevenção. Quando alguém é identificado como um desses especialistas, muitas vezes podemos interpretá-lo simplesmente como “uma pessoa que sabe do que está falando”, mas a verdade é que todos esses profissionais possuem certas particularidades.

Embora todas as três profissões tenham feito contribuições vitais para a luta contra a COVID-19, muitas vezes compartilhando algum grau de colaboração quando se trata de lidar com uma pandemia, elas estão longe de serem intercambiáveis. A melhor maneira de diferenciá-las é se concentrar na palavra raiz de cada título, como veremos ao longo deste artigo.

O que faz um imunologista?

Os imunologistas, como o próprio nome da profissão já deixa bastante explícito, lidam com o sistema imunológico. Em suma, esses profissionais estudam como o sistema imunológico funciona em condições normais de saúde e como o seu comprometimento pode contribuir para o surgimento de diversas doenças, muitas delas mortais.

Ao longo da sua rotina de trabalho, um imunologista pode pesquisar como o sistema imunológico se comporta quando é ameaçado por um agente externo, assim como também pode se aprofundar no lado mais clínico da profissão, ou seja, tratar pacientes que têm doenças autoimunes ou alergias nas quais seus sistemas imunológicos não estão funcionando como deveriam.

Também vale destacar que um imunologista pode realizar o estudo de vacinas e medicações que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, promovendo a prevenção de condições médicas que incluem a catapora, a caxumba, a rubéola e até a tuberculose.

O que faz um virologista?

De um modo geral, os virologistas estudam os vírus propriamente ditos, ou seja, sua estrutura, como se replicam, quais doenças causam, como classificá-los e assim por diante. Compreender como os patógenos virais se comportam em nossos corpos e ser capaz de identificar semelhanças entre vírus novos e antigos são aspectos importantes para aprender a combatê-los.

Vale destacar que a Virologia é um campo de estudo muito amplo, contemplando vários aspectos da biologia, da epidemiologia e do controle de vírus e viroses em espécies animais, em seres humanos e no meio ambiente como um todo.

Como as vacinas envolvem “ensinar” o nosso sistema imunológico a neutralizar um determinado tipo de vírus, os imunologistas e os virologistas podem trabalhar em conjunto no desenvolvimento de novas vacinas, por exemplo.

O que faz um epidemiologista?

Os epidemiologistas, ao contrário dos profissionais citados anteriormente, se concentram mais no que ocorre fora do corpo. Nas palavras do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o campo da Epidemiologia “é o estudo da distribuição de eventos relacionados à saúde em populações específicas, de modo que a aplicação deste estudo pode fornecer o controle de problemas de saúde.”

Basicamente, os epidemiologistas rastreiam a propagação de uma doença, o que inclui investigar como ela é transmitida, identificar quais dados demográficos ela afeta e aconselhar as pessoas sobre as medidas de segurança a serem tomadas para evitar que essa condição seja espalhada ainda mais facilmente. Em outras palavras, os epidemiologistas estudam as epidemias.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior
os periquitos podem falar, os periquitos gostam de sol, os periquitos falam, os periquitos, os periquitos da austrália são, os periquitos sentem frio, os periquitos loures, como os periquitos cruzam, como os periquitos dormem, quantos anos vivem os periquitos,

Os periquitos gostam de música?

Próximo Artigo

12 Curiosidades interessantes sobre a Puma

Postagens Relacionadas