Por que vodka não congela?

Quando se trata de utensílios de cozinha, poucos conseguem ser tão eficazes quanto o freezer. Basicamente, você coloca as coisas lá e elas congelam. No entanto, esse não é o caso quando se trata de bebidas como a vodka.

Se você colocar uma garrafa de vodka no congelador da sua casa, poderá tirá-la meses depois e ela ainda estará líquida como de costume.

Em um caso desse tipo, não há nada de errado com seu freezer. Na verdade, se você colocar uma garrafa de cerveja lá, ela provavelmente congelará em algumas horas. De fato, isso pode fazer com que o líquido congelante se expanda, potencialmente quebrando o vidro, então cerveja e vinho são coisas que você nunca deve manter no freezer (pelo menos não por mais tempo do que apenas um breve resfriamento).

Mas, e quanto à vodka? Por que ela não congela? Pois bem, é isso o assunto que iremos abordar ao longo deste artigo.

O principal motivo pelo qual a vodka não congela

Bem, na prática, isso tem a ver com o ponto de congelamento do álcool, que é muito menor do que o “ponto de congelamento tradicional” com o qual você está mais familiarizado: o da água (0°C). Por sua vez, o álcool de etanol puro precisa estar a 114 graus Celsius negativos (-114°C) para congelar.

Como todas as substâncias alcoólicas envolvem uma combinação de álcool e água, os pontos de congelamento de diferentes álcoois variam de acordo com as quantidades de álcool e água que eles contêm. Cerveja e vinho congelam rapidamente porque têm baixo teor de álcool em comparação com bebidas destiladas como a vodka.

Com cerca de 40 por cento de álcool, seu ponto de congelamento gira em torno de -27°C. Ou seja, embora o congelamento da vodka seja possível, ela definitivamente não congela em um freezer tradicional.

Curiosamente, quando o álcool congela, ele se torna mais viscoso e espesso. Isso ocorre porque, apesar da água contida na mistura também congelar, o álcool tem um ponto de congelamento mais baixo e não congela tão facilmente.

Vodka não é a única bebida alcoólica difícil de congelar

A vodka não é o único tipo de bebida alcoólica cujo teor de álcool confere um ponto de congelamento mais frio do que a maioria dos freezers. Embora isso explique por que algumas pessoas prefiram saborear uma boa dose de vodka gelada direto do congelador, existem outros fatores que explicam por que algumas bebidas alcoólicas não são apreciadas da mesma maneira.

Licores como uísque e rum têm quantidades comparáveis de álcool, mas colocá-los no freezer não é uma ação muito popular. Na prática, isso acontece porque congelar uísque e rum tende a diminuir o sabor e o cheiro dessas bebidas.

Obviamente, isso não importa muito no caso do consumo da vodka, mas quando se trata da degustação de bebidas alcoólicas mais saborosas, o congelamento acaba sendo muito menos desejável.

Uma palavra final

Embora o ponto de congelamento geral da vodka seja significativamente baixo, isso não significa que ela não possa ser congelada. Isso quer dizer, simplesmente, que os congeladores domésticos não são frios o suficiente para congelar esse tipo de bebida.

Um congelador comum tende a ser ajustado para uma temperatura de -18°C, o que não é frio o suficiente para congelar a vodka. No entanto, se você realmente quiser congelar o espírito da coisa, basta pegar um pouco de nitrogênio líquido para fazer o trabalho. Até mesmo alguns bartenders utilizam esse artifício para congelar bebidas.

Outra forma de obter o mesmo resultado é usar gelo seco, que é capaz de diminuir a temperatura para -78°C. Também existe uma terceira forma de congelar o álcool, mas esse método só pode ser usado em regiões extremamente frias, como a Sibéria ou o Alasca. Nesse caso, simplesmente saia com a garrafa de vodka pelas ruas e espere ela ficar naturalmente congelada. Bizarro, não?

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Algumas curiosidades incríveis sobre a chuva

Próximo Artigo

Por que há tantas logomarcas vermelhas?

Postagens Relacionadas