Por que tomar cerveja provoca arrotos?

Talvez o único momento onde um arroto inesperadamente barulhento não é recebido com olhares estranhos seja durante uma rodada de cervejas com os amigos em um bar.

De fato, parece que as bebidas alcoólicas têm um potencial incrível para promover arrotos “memoráveis”. Mas, afinal de contas, por que isso acontece?

Ao longo desse artigo, você vai descobrir por que tomar cerveja provoca arrotos e como isso pode ser contornado para evitar situações um tanto constrangedoras.

Como ocorrem os arrotos?

Vamos ser honestos… um arroto só é inconveniente para outras pessoas. Pessoalmente, ele pode ser bastante libertador e satisfatório. De fato, esse comportamento ligeiramente indecoroso é uma reação natural relacionada às nossas refeições.

Enquanto comemos, não engolimos apenas comidas e bebidas, mas também um certo volume de ar. Eventualmente, esse ar se acumula no estômago, fazendo com que ele se expanda e cause um certo desconforto, além de dar origem um ruído desagradável chamado borborigmo.

O estômago esticado pelo gás desencadeia um reflexo no qual o esfíncter esofágico inferior relaxa, permitindo que o gás viaje até o esôfago, que é responsável por manter o alimento e os gases dentro do estômago, normalmente permanecendo contraído.

Eventualmente, o ar atinge o topo do esôfago, fazendo com que ele se estique. O alongamento da parte superior do esôfago inicia um segundo reflexo, que relaxa o esfíncter esofágico superior. Consequentemente, o que sai da boca é o gás acompanhado de um som rouco, que é o arroto que todos nós já conhecemos muito bem.

A cerveja faz você arrotar pela mesma razão que qualquer bebida gaseificada produz o mesmo efeito: ela contém um excesso de gás em sua composição, especificamente dióxido de carbono. A cerveja é carbonatada enquanto é preparada, o que infla pequenas bolhas na bebida e produz uma sensação aguda e efervescente em nossa língua.

É exatamente por conta disso que as pessoas com problemas gastrointestinais, principalmente aquelas com estômagos sensíveis, são advertidas a não tomar cervejas, embora esse conselho nem sempre seja levado a sério.

Para algumas pessoas, beber cerveja também pode instigar a doença do refluxo gastroesofágico, que ocorre quando o conteúdo do estômago é empurrado para cima no esôfago. Arrotar é um dos sintomas característicos dessa condição e, às vezes, pode ser o único sinal notável, embora em outras ocasiões o problema também pode ser acompanhado de azia e uma certa dificuldade em engolir alimentos.

Como parar de arrotar?

Para evitar esse constrangimento comum, a solução óbvia seria evitar beber cerveja ou qualquer tipo de refrigerante. No entanto, convenhamos que é difícil abandonar totalmente o consumo dessas bebidas, não é mesmo? Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para diminuir a frequência dos arrotos.

Primeiro, tente beber o mais devagar possível. Em segundo, evite usar canudo, uma vez que essa ferramenta estreita pode fazer você aspirar ainda mais ar e piorar o seu estado. Além disso, falar demais ao beber ou mascar chiclete também pode levar à ingestão de gases. Fumar, por sua vez, também não é aconselhável.

Você também pode tentar experimentar outras marcas de cerveja. Diferentes fabricantes costumam produzir suas cervejas com diferentes volumes de dióxido de carbono para atingir diferentes níveis de espuma e efervescência. Nesse caso, basta encontrar uma que o deixe menos “estufado”.

Vale mencionar que a cerveja é uma das bebidas mais antigas da história da humanidade. Evidências sugerem que cervejasjá eram produzidas com cevada por volta do 5º milênio a.C. Dito isto, embora a cerveja possa provocar arrotos e fazer nossos estômagos roncarem, a história mostra que nós apreciamos esta bebida efervescente há muito tempo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que refrigerante em garrafa de vidro é mais gostoso?

Próximo Artigo

Por que surgem buracos em ruas e estradas?

Postagens Relacionadas