Por que surgem buracos em ruas e estradas?

Nada consegue ser mais desagradável durante uma viagem do que o barulho repentino de passar por cima de buracos nas estradas. Nesse tipo de situação, você provavelmente fica ansioso com os pneus possivelmente danificados e se pergunta por que as autoridades nunca acabam com esse problema.

Dito isto, a pergunta que fica é: como os buracos se formam em ruas e estradas? Por que o asfalto é tão suscetível ao surgimento de crateras? São estas as questões que vamos abordar ao longo deste artigo!

Como se formam os buracos em ruas e estradas?

Quando a água das chuvas penetra no solo, ela tende a se expandir, agindo como uma espécie de “macaco hidráulico” que aplica pressão contra o pavimento.

Com o asfalto enfraquecido e rachado, fica cada vez mais fácil para a água penetrar na superfície, levando a ciclos repetidos de danos estruturais.

Como se tudo isso já não fosse suficiente, o tráfego constante de veículos pesados em ruas e estradas também desempenha um papel crucial em sua deterioração. Basicamente, o tráfego afeta o asfalto justamente nas lacunas criadas pela ação das chuvas.

Em resumo, a água enfraquece primeiramente o solo subjacente; então, o tráfego pesado quebra a superfície de asfalto mal apoiada na área afetada. Consequentemente, a ação contínua do tráfego ejeta o asfalto e o material do solo subjacente para criar cada vez mais buracos em ruas e estradas.

Dito isto, podemos dizer que os buracos podem resultar de quatro causas principais:

  • Espessura do pavimento insuficiente para suportar o tráfego;
  • Sistema de drenagem deficiente;
  • Falhas em valas de serviço público e fundições (bueiros e drenos);
  • Defeitos e rachaduras do pavimento deixados sem manutenção e sem vedação de modo a admitir umidade e comprometer a integridade estrutural do pavimento.

Vale destacar que vários acidentes podem ocorrer como resultado direto da presença de buracos em ruas e estradas, especialmente nas vias onde as velocidades dos veículos são maiores.

Como evitar o surgimento desses buracos?

As seguintes etapas podem ser executadas para evitar a formação de buracos em pavimentos existentes:

  • Análise e levantamento das condições das vias em busca de fatores de risco;
  • Implementação de estruturas de drenagem adequadas;
  • Manutenção preventiva.

De um modo geral, o monitoramento das condições do pavimento pode levar a uma ação preventiva oportuna. A manutenção preventiva promove a integridade estrutural do pavimento, incluindo a prevenção da penetração de água no local e a adoção de reparos em buracos ainda no estágio inicial de formação.

Estruturas de drenagem, incluindo fossos e esgotos pluviais, são essenciais para a remoção de água dos pavimentos de ruas e estradas. Evitar tais fatores de risco inclui uma boa drenagem capaz de evitar a ação da água, além de promover a secagem da estrutura do solo.

Uma palavra final

Os métodos de reparação de asfalto podem ser temporários ou semipermanentes. O remendo temporário é reservado para situações em que as condições climáticas não são favoráveis a uma solução permanente e geralmente faz o uso de um composto de remendo asfáltico de mistura a frio colocado de maneira conveniente para restaurar temporariamente a lisura do pavimento.

Por outro lado, o remendo semipermanente requer mais cuidado na reconstrução do perímetro da área para se misturar com o pavimento circundante e geralmente emprega um preenchimento de asfalto de mistura quente com materiais de base apropriados.

Vale destacar que os motoristas precisam estar duplamente atentos quando trafegam por vias e estradas no Brasil. Se em alguns locais a pavimentação e a sinalização estão condições aceitáveis, uma boa parte das ruas e pistas está esburacada e sem sinalização, até mesmo em áreas urbanas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que tomar cerveja provoca arrotos?

Próximo Artigo

O que é ruído branco e como ele pode influenciar o sono?

Postagens Relacionadas