Por que Plutão não é considerado um planeta?

Plutão está presente no sistema solar e dos planetas presentes lá, é o menor de todos. Ele foi descoberto por volta de 1930, sendo até 2006 considerado o nono planeta do sistema solar.

Já faz algum tempo que Plutão não é mais considerado um planeta, sendo até chamado de “planeta anão”. Você sabe por que?

De acordo União Astronômica Internacional, para que um corpo celeste seja considerado um planeta, ele precisa atender três requisitos mínimos.

  1. Precisa estar em uma órbita em torno do Sol.
  2. Ele deve ter uma gravidade suficiente para puxar-se em uma forma esférica.
  3. O corpo celeste precisa ter “limpado a vizinhança” da sua órbita.

Plutão está de acordo com as duas primeiras regras porém não consegue “limpar sua vizinhança”, ou seja, ele é incapaz de consumir corpos menores ou jogá-los para longe usando sua gravidade.

Em outras palavras o planeta não pode ter objetos em sua orbita.

Para quem não sabe Plutão fica no Cinturão de Kuiper, onde se encontra vários objetos em sua órbita e é por isso que Plutão não é mais considerado um planeta desde 2006, ano em que foi denominado como “Planeta anão”.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Você sabe por que o mar é salgado?

Próximo Artigo

Conheça os piores acidentes nucleares da história!

Postagens Relacionadas