Por que os saquinhos de chá não devem ser espremidos na água?

Alguém já disse a você para não apertar os saquinhos de chá depois de mergulhados na água quente? De fato, em alguns casos você pode até ver um aviso impresso em certos pacotes de saquinhos de chá dizendo para evitar apertá-los na água. Mas, afinal, qual é a motivação por trás desse tipo de advertência?

Ao longo deste artigo, iremos abordar o raciocínio por trás disso, mas antes precisamos entender um pouco das peculiaridades dos saquinhos de chá.

Um breve relato da história dos saquinhos de chá

Um saquinho de chá é um pacote pequeno e poroso que contém algum tipo de material vegetal seco que, quando embebido em água quente, produz chá ou alguma outra infusão. Os saquinhos de chá são comumente produzidos com papel de filtro, mas alguns também são feitos de termoplástico selado por calor. Os saquinhos de papel também costumam ser tratados com epicloridrina para evitar que se desintegrem.

Originalmente, os saquinhos de chá tinham uma forma exclusivamente quadrada ou retangular. No entanto, os saquinhos de chá modernos podem vir em formas tetraédricas ou até mesmo circulares. Normalmente, há um pequeno barbante preso a cada saquinho de chá com uma etiqueta de papel na parte superior.

Os saquinhos de chá são usados desde o século 8, na era da dinastia Tang. Naquela época, o papel era dobrado e costurado em sacos quadrados para que os sabores e aromas dos chás pudessem ser preservados por um tempo mais longo. Essa ideia lançou as bases para os sacos de chá modernos.

A versão moderna dos saquinhos de chá surgiu pela primeira vez no mundo ocidental em 1903. Comercialmente, entretanto, os saquinhos de chá ganharam popularidade somente por volta de 1908, quando um importador de café de Nova York chamado Thomas Sullivan despachou seus saquinhos de seda para todo o mundo.

Curiosamente, os saquinhos de chá de Sullivan deviam ser rasgados antes do uso e seu conteúdo solto era então colocado em água quente para preparar o chá.

Eventualmente, as pessoas descobriram que era muito mais conveniente preparar o chá com as ervas ainda dentro dos sacos porosos. Como o ato de mergulhar os saquinhos de chá na água não parecia causar nenhuma mudança desagradável no sabor, as pessoas gradualmente abandonaram a prática de remover o saquinho de chá e começaram a mergulhá-lo diretamente na água quente.

Conforme mencionado anteriormente, geralmente é aconselhável não apertar o saquinho de chá embebido em água quente. Embora isso possa parecer um conselho estranho, a razão é muito simples e envolve química básica.

Primeiramente, precisamos ter em mente que o chá contém taninos. Os taninos são uma ampla classe de compostos naturais encontrados em certas espécies de plantas. Muitas frutas e vegetais (incluindo romãs, nozes, legumes, cravo e baunilha) contêm taninos, que oferecem algumas vantagens para a saúde, mas esses compostos também são a razão pela qual os saquinhos de chá não devem ser espremidos em água quente.

De acordo com o Spoon University, quando você mergulha um saquinho de chá em água quente, uma concentração de taninos (presentes nas folhas de chá dentro do saquinho) se mistura naturalmente com a água, enquanto que a maior parte desses compostos fica com a planta. Entretanto, quando você espreme o saquinho de chá, uma grande quantidade de taninos é liberada no líquido. O resultado disso é que a bebida se torna muito amarga ou, como alguns chamam, “muito forte”.

Vale destacar que essa “carga excessiva” de taninos também pode manchar os dentes, sem falar que apertar o saquinho contra a xícara é considerado um gesto inadequado se levarmos em conta as regras de etiqueta na mesa.

Uma palavra final

É importante deixar claro que algumas pessoas realmente preferem um chá mais amargo, então acabam espremendo ativamente seus saquinhos de chá para liberar mais taninos na água quente e, em seguida, apreciam uma bebida que pode ser considerada muito forte para a maioria das pessoas.

No fim das contas, se o sabor de uma bebida carregada de taninos é agradável ou pouco atrativa depende inteiramente da sua preferência pessoal. Dito isto, se você gosta de apreciar um chá com sabor mais suave, apertar o saquinho é algo que você deve evitar.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

É possível viver sem sentir dor?

Próximo Artigo

Por que a água que cai das cachoeiras é branca?

Postagens Relacionadas