Por que os pavões abrem as penas?

Para muitas pessoas, os pavões são alguns dos seres mais bonitos do nosso planeta. Não importa a espécie de pavão, essas criaturas coloridas ostentam plumagens de tamanhos e padrões impressionantes que se abrem em uma grande exibição. Mas, afinal de contas, por que será que os pavões abrem as penas?

Embora muita gente possa acreditar que se trata de um simples ato de vaidade, existe uma motivação maior por trás dessa ação. Na verdade, os pavões abrem suas penas como parte de um ritual de namoro para atrair parceiras, como veremos ao longo deste post.

Os pavões abrem as penas para atrair parceiras

Cada pavão tem uma aparência própria, constituída de padrões de cores distintas e manchas semelhantes a olhos espalhadas pela plumagem. Quando um macho corteja uma fêmea, ele espalha as penas da cauda para exibir suas cores e manchas na expectativa de atrair a sua atenção.

Quando está completamente aberta, a cauda se espalha atrás do pavão em um semicírculo completo, embora alguns pavões apresentem caudas maiores que outros. Em última análise, o tamanho e os padrões da cauda podem ajudar a fêmea escolher se ela vai acasalar com ele ou não.

Quando a pavoa observa um pavão espalhando suas penas, ela consegue deduzir se ele é um companheiro adequado para ela. Geralmente, quanto mais manchas o animal tiver e maior for a cauda, maiores são as chances de um pavão conseguir uma ou mais parceiras.

Vale destacar que os machos particularmente “atraentes” podem atrair várias parceiras leais, todas as quais acham as qualidades de sua cauda “irresistíveis”. Como grande parte da natureza, no entanto, não há verdades absolutas nos rituais de acasalamento dos pavões, de modo que até mesmo ostentar a plumagem em excesso pode assustar parceiras em potencial.

As curiosas características das penas dos pavões

Maior nem sempre é melhor, pelo menos no que diz respeito às penas dos pavões. Embora as fêmeas normalmente escolham os machos que têm uma plumagem maior e que aparentam ser mais saudáveis através da abundância de manchas, elas também podem rejeitar os machos que têm penas em excesso.

Em termos gerais, o grande problema é que caudas que são muito grandes ou muito chamativas podem ser um fardo para esses pássaros que vivem no solo e, uma vez que a plumagem de um pavão cruza um certo limite, pode levar parceiras em potencial a preferir machos com penas mais modestas.

É importante deixar claro que, no que diz respeito ao acasalamento dessas criaturas, a apreciação da plumagem é relativamente subjetiva, ou seja, não há ciência exata para determinar quantas manchas um pavão deve ou não deve ter, ou qual tamanho de cauda é considerado grande demais para atrair fêmeas.

Embora alguns estudos sugiram que existe, de fato, um limite no qual a plumagem de um pavão é impressionante além da conta para atrair uma parceira, o meio-termo fica inteiramente por conta das próprias pavoas.

Uma palavra final

Com sua cauda enorme e cores chamativas, este pássaro há muito tempo fascina seus observadores humanos, mas a verdade é que ainda estamos aprendendo seus segredos.

Um estudo publicado recentemente no The British Journal of Animal Behavior diz que quando um pavão abana sua cauda ornamentada para as fêmeas durante a temporada de acasalamento, suas penas tremem, emitindo um som de baixa frequência inaudível aos ouvidos humanos. Dependendo se desejam atrair as fêmeas de longe ou de perto, eles podem mudar o som sacudindo diferentes partes de suas penas.

Curiosamente, os pavões não são os únicos animais que produzem sons infra-sônicos. Os elefantes, por exemplo, também os produzem, mas com suas cordas vocais, provavelmente para se comunicar a longas distâncias.

Por último, vale destacar que, felizmente, os pavões trocam de cauda todos os anos após a temporada de acasalamento. Por conta disso, suas penas podem ser recolhidas e vendidas sem que os pássaros sofram algum dano. A vida média de um pavão na natureza é de cerca de 20 anos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que não usamos areias de praias e desertos em construções?

Próximo Artigo

12 Curiosidades refrescantes sobre a Pepsi

Postagens Relacionadas
Mais informações

O que faz um aquarista?

Você sempre se interessou pelos animais aquáticos? Gosta de visitar aquários públicos e oceanários com certa frequência? Se…