Por que os morcegos vivem em cavernas?

Se você tiver a chance de entrar em uma das inúmeras cavernas que existem por aí na calada da noite, esteja preparado para se deparar com um grande grupo de criaturas capazes de produzir um ruído caótico e agudo que provavelmente irá aterrorizá-lo ao ponto de fazê-lo sair correndo. De quais animais estamos falando? Dos morcegos, é claro!

Os morcegos são animais tão icônicos que inspiraram incontáveis poetas, autores e alguns dos melhores cineastas das gerações anteriores. No entanto, já passou pela sua cabeça por que os morcegos preferem viver em um espaço escuro e fechado, normalmente uma caverna de algum tipo? Pois bem, é essa a questão que iremos abordar ao longo deste artigo!

A curiosa relação entre os morcegos e a vida noturna

Você já deve saber a essa altura que a maioria das espécies de morcegos é noturna, de modo que esses animais costumam realizar a maior parte de suas atividades de caça durante a noite. Os morcegos se alimentam de pragas como mosquitos, mariposas, besouros voadores e muitos outros pequenos insetos através do uso de uma técnica interessante chamada ecolocalização para caçar suas presas.

Ao contrário da maioria das outras criaturas, que dependem de pistas visuais para detectar suas presas, os morcegos também usam ondas sonoras a seu favor para localizar seu alimento. Entretanto, é importante deixar claro que os morcegos não são necessariamente cegos, mas é fato que eles usam a ecolocalização para conseguir caçar com muito mais facilidade.

Já que a maioria das criaturas depende estritamente de pistas visuais para caçar, elas precisam da luz do dia para realizar suas atividades, mas os morcegos podem usar a escuridão da noite para se promover a sua matança. As cavernas são naturalmente escuras, tornando-se o tipo de ambiente perfeito para os morcegos utilizarem como abrigo.

Ainda assim é importante ter em mente que este não é o único fator a ser observado. Há também questões corporais que explicam a relação entre os morcegos e as cavernas, como será explicado no tópico a seguir.

Cavernas são adequadas para a conservação da temperatura dos morcegos

Os morcegos são mamíferos de sangue quente, assim como os humanos. Portanto, a temperatura é um fator muito importante para sua sobrevivência saudável. Quando você combina isso com o fato de que eles não são nada diurnos (embora algumas espécies de morcegos até saiam ao ar livre durante o dia), eles precisam de um esconderijo seguro e isolado onde outros predadores não os encontrarão.

Segundo o Science Focus, é aqui que as cavernas entram em cena. Uma caverna oferece a temperatura ideal de que os morcegos precisam, permitindo que eles se sintam confortáveis ​​sem queimar muita energia.

Basicamente, as cavernas fornecem a umidade ideal exigida pelos corpos dos morcegos, bem como uma temperatura agradavelmente baixa e estável.

Também não podemos nos esquecer de que as cavernas são um excelentes quando se trata de ficar fora do alcance das mãos dos predadores. De fato, ficar pendurado de cabeça para baixo no teto de uma caverna é uma ação que oferece um nível de segurança para os morcegos que poucas outras criaturas têm. Essencialmente, eles estão livres de todas as preocupações “mundanas” e ficam longe do perigo.

Curiosamente, alguns morcegos passam a maior parte do inverno em estado de hibernação nessas mesmas cavernas. Além disso, eles passam toda a duração da hibernação pendurados de cabeça para baixo graças às características anatômicas de seus corpos.

Uma palavra final

Existem algumas áreas do mundo que são realmente famosas por suas cavernas cheias de morcegos. Por exemplo, existe uma no estado americano do Texas, conhecida como Bracken Cave, que abriga nada menos que 20 milhões de morcegos!

O mais interessante nisso tudo é que a maioria das colônias de morcegos entra e sai dessas cavernas como um grupo, principalmente à noite. Na prática, isso demonstra um senso real de unidade entre eles, sem falar que qualquer predador que estivesse caçando morcegos provavelmente ficaria receoso ao tentar enfrentar tantas criaturas voadoras.

Então, aí está: se você quiser seguir o estilo de vida dos morcegos, pode experimentar deixar todas as preocupações de sua vida para trás ao encontrar uma caverna para se esconder pelo resto de seus dias!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que aconteceria se a água dos oceanos se tornasse doce?

Próximo Artigo

Por que será que a terra é marrom?

Postagens Relacionadas