Por que os homens correm mais rápido que as mulheres?

Correr é uma atividade física que tanto homens quanto mulheres gostam, estejam eles competindo em uma corrida curta ou em uma maratona. Entretanto, independente do local, é muito comum ver homens marcando melhores tempos do que as mulheres. Dado que tanto homens quanto mulheres treinam com a mesma intensidade, por que os homens, em média, correm mais rápido do que as mulheres?

Curiosamente, o homem mais rápido do mundo é cerca de um segundo mais rápido nos 100 metros rasos do que a mulher mais rápida do mundo: Usain Bolt fez isso em 9,58 segundos, contra o tempo de Florence Griffith Joyner de 10,49 segundos. Então, qual seria a explicação por trás disso?

Homens correm mais rápido que as mulheres por conta de fatores hormonais

A resposta a essa flexão de gênero é multifacetada, mas tem muito a ver com os hormônios e o tamanho do corpo. Antes de meninas e meninos atingirem a puberdade, seus corpos são bastante semelhantes. Durante a puberdade, no entanto, os meninos experimentam um pico de testosterona. Na idade adulta, alguns homens passam a produzir até 20 vezes mais testosterona do que as mulheres, de acordo com a HealthLine.

No geral, a testosterona desempenha várias funções, incluindo produzir novas células sanguíneas, manter ossos e músculos fortes e estimular surtos de crescimento. Como as mulheres produzem menos testosterona, elas acabam ficando em desvantagem em termos de músculos. Em outras palavras, os homens têm uma quantidade maior de massa muscular.

Segundo a LiveScience, as pernas de um homem têm cerca de 80% de músculos contra cerca de 60% de músculos nas pernas de uma mulher. Na prática, essa musculatura extra pode ajudar os homens a correr mais rápido. Além disso, os músculos masculinos tendem a contar com fibras musculares de contração rápida que, no fim das contas, também ajudam na corrida.

Além disso, vale mencionar que as mulheres têm mais estrogênio do que os homens, o que as leva a ter uma porcentagem de gordura corporal maior. Consequentemente, isso também pode levar a uma certa desvantagem quando se trata do desempenho em uma corrida.

Tamanho do corpo também ajuda a explicar por que os homens correm mais rápido

As mulheres, em média, têm pulmões menores do que os homens, o que significa que seu consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo) é menor. O VO2 máximo para uma mulher sedentária é de cerca de 33 ml/kg de massa corporal por minuto, enquanto para um homem jovem sedentário esse valor gira em torno de 42 ml/kg/min, de acordo com um estudo publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise.

Em corredores de elite, o VO2 máximo das mulheres aumenta, mas os homens ainda apresentam números mais favoráveis.

Basicamente, a quantidade de oxigênio produzida no esforço máximo é maior nos homens do que nas mulheres. Isso significa que as mulheres têm que trabalhar mais para respirar o oxigênio que podem levar aos músculos.

Vale destacar que o coração das mulheres também tende a ser menor que o dos homens, o que significa que esse órgão apresenta um volume sistólico menor que exige mais esforço (batimentos) para circular o sangue adequadamente pelo corpo.

Ainda assim, mulheres são mais capazes de manter um ritmo constante

Apesar de todas essas vantagens físicas por parte dos homens, as mulheres podem ser melhores corredoras em termos de constância. De acordo com uma análise publicada no site desportivo RunRepeat, as mulheres têm 18,33% mais capacidade de manter um ritmo constante ao longo de uma prova do que os homens.

Na prática, isso significa que as mulheres são mais capazes de manter um ritmo constante durante um determinado percurso de longa extensão.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades incríveis sobre a Internet

Próximo Artigo

Por que muitos gatos têm as patas brancas?

Postagens Relacionadas