Por que os gatos têm hábitos tão estranhos?

Os gatos são criaturas peculiares. Em um minuto eles estão correndo pela casa atacando qualquer coisa que se mova, mas não demora muito até que eles prefiram ficar encolhidos dentro daquela velha caixa de papelão que você estava prestes a jogar fora. Em outras palavras, os gatos têm hábitos muito estranhos.

Pouca gente sabe, mas há uma razão científica para os gatos agirem como criaturas tão “malucas”, sendo que isso se resume à sua história evolutiva. De um modo geral, os gatos evoluíram para ser simultaneamente predadores solitários e presas de carnívoros maiores, de modo que seus hábitos esquisitos de hoje refletem essas duas estratégias, como veremos ao longo deste artigo.

Os gatos têm hábitos estranhos por conta de fatores evolutivos

Durante muito tempo, os gatos viveram simultaneamente como predadores solitários de animais menores e presas de carnívoros maiores. Como predadores e presas, a sobrevivência dessas criaturas dependia de comportamentos instintivos cruciais que ainda observamos atualmente, seja em gatos selvagens ou até mesmo nos bichanos domésticos.

Embora os hábitos felinos de seu gato de estimação possam parecer estranhos na sua casa, quando se trata da natureza, esses mesmos comportamentos, criados naturalmente em gatos por milhões de anos, tornariam o seu amigo peludo um “superanimal”.

Agraciados por sua estrutura muscular única e habilidades de equilíbrio aguçadas, os gatos selvagens eram capazes de alcançar pontos de observação elevados para examinar seu território e localizar presas na selva.

Obviamente, o seu gato de estimação não precisa mais dessas habilidades para ter comida em sua tigela nos dias de hoje, mas instintivamente, ver a sala de estar de cima da estante é um traço evolutivo que ainda permanece no seu DNA. Em outras palavras, o seu gato doméstico ainda conta com instintos selvagens, ainda que não precise deles no mundo moderno.

Os estranhos hábitos dos gatos no ambiente doméstico

Como predadores selvagens, os gatos são oportunistas e caçam sempre que uma presa está disponível. Como a maioria das presas desses felinos é pequena, os gatos na natureza precisam comer muitas vezes ao dia e usar uma estratégia de “matar e comer” para se manterem alimentados. É por isso que o seu bichano prefere comer pequenas refeições ao longo do dia e da noite.

Além disso, pequenas presas tendem a se esconder em espaços minúsculos em seus ambientes naturais, então uma explicação para a propensão dos gatos domésticos de alcançarem aberturas tão pequenas é que tal curiosidade ajudou a garantir a continuação de sua espécie por milhões de anos antes.

Também vale destacar que, na natureza, os gatos precisam de garras afiadas para escalar, caçar e se defender. Afiar suas garras em superfícies próximas é algo que ajudou a deixar esses animais condicionados e prontos, ajudando-os até mesmo a aliviar um pouco o estresse.

Dito isto, não é que o seu gato odeie seu sofá, cadeira, travesseiros, cortinas e tudo o mais que você colocar em seu ambiente. Na realidade, ele está simplesmente mantendo suas garras em ótima forma, pois isso é exatamente o que seus ancestrais faziam para sobreviver.

Uma palavra final

Com tudo isso em mente, podemos concluir que os gatos compartilham hábitos e comportamentos estranhos por questões majoritariamente evolutivas.

Esses animais se desenvolveram ao longo do tempo como predadores solitários que caçavam e matavam para comer, mas ao mesmo tempo também viviam como presas furtivas que se escondiam e escapavam para sobreviver. Consequentemente, os gatos de hoje mantêm muitos dos mesmos instintos que lhes permitiram prosperar na natureza por milhões de anos.

De um modo geral, para eles, nossas casas são suas selvas. No entanto, se for esse o caso, aos olhos dos gatos, quem somos nós? Gatos grandes, burros e sem pelos que competem com eles por recursos? Predadores terrivelmente estúpidos que eles conseguem superar todos os dias?

Bem, esse tipo de questão ainda permanece sem resposta, mas o que podemos dizer com certeza é que nós adoramos os gatos independente dos seus comportamentos bizarros!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que acontece se você parar de escovar os dentes?

Próximo Artigo

Como funciona um tabuleiro ouija?

Postagens Relacionadas