Por que os gatos gostam de tomar sol?

Se você tem um gato de estimação, provavelmente já o viu deitado tomando um belo banho de sol. No entanto, como sabemos, a exposição ao sol pode ser perigosa para os humanos, mas será que isso se aplica aos nossos gatos também? Então, por que os gatos gostam de tomar sol?

Bem, os gatos se deitam ao sol para relaxar, isso é claro. Qualquer oportunidade que eles tenham de curtir o sol, eles a aproveitarão. Dito isto, nós analisaremos ao longo deste artigo os principais motivos pelos quais os gatos gostam de se deitar ao sol.

Os gatos utilizam o sol para equilibrar a temperatura corporal

Se os gatos não fossem domesticados e ainda estivessem vivendo na natureza selagem, eles dormiriam e descansariam instintivamente durante o dia e caçariam à noite. Como animais domesticados, entretanto, essa rotina não corresponde mais ao seu estilo de vido, mas é interessante notar que ainda vemos a influência de hábitos instintivos, como tomar sol.

Basicamente, a temperatura corporal dos gatos, assim como a maioria dos mamíferos, diminui quando eles estão dormindo ou completamente relaxados. Na prática, isso ocorre devido ao fato de que, durante o sono, eles não queimam calorias nem liberam gasto calórico.

No fim das contas, os corpos dessas criaturas buscam compensar essa mudança de temperatura ao dormir em áreas mais quentes, ou seja, com exposição ao sol. Você pode notar que seu gato sempre vai buscar um lugar confortável próximo à janela ou na varanda nos dias em que o sol está brilhando forte lá fora.

Sintetização de vitamina D também entra em cena

É bastante provável que você já saiba que, graças ao sol, nossos corpos são capazes de sintetizar a vitamina D de que precisamos para o bom funcionamento de nosso corpo. Pois bem, o que muita gente ainda parece desconhecer é que o mesmo se aplica aos gatos. O problema é que esse processo é um pouco mais complicado para os nossos amigos felinos.

Devido à presença de uma pelagem robusta em seus corpos, os gatos são incapazes de absorver a quantidade de vitamina D de que realmente precisam. Portanto, é muito importante que esses animais recebam doses consideráveis de exposição ao sol, além de uma dieta de alta qualidade, com todas as vitaminas e minerais suficientes de que necessitam.

Além disso, também é preciso lembrar que o sol traz prazer aos gatos. Como os humanos, os gatos gostam de relaxar ao sol. Obviamente, não são necessariamente os raios solares de que eles gostam, mas o calor que os raios trazem. Curiosamente, esses animais são capazes de suportar temperaturas de até 50ºC e se adaptar a todos os tipos de climas, sejam eles frios ou quentes!

Então, tomar sol é um hábito benéfico para os gatos?

Sim, o sol é altamente benéfico para os gatos, desde que esses animais fiquem expostos aos raios solares com moderação. Embora tenha sido provado que os gatos podem viver sem contar com exposições constantes ao sol, nossos animais de estimação ficam muito mais felizes quando têm um pouco do calor solar em suas vidas.

Embora os gatos gostem do sol, é necessário monitorar e garantir que eles não fiquem diretamente expostos aos raios solares com muita frequência, especialmente no verão. Se o seu gato tem muito pouco pelo, deve ter cuidado dobrado para não ficar exposto ao sol com demasiada frequência, pois isso pode causar alguns problemas de saúde.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as abelhas picam?

Próximo Artigo

Por que os galos cantam ao amanhecer?

Postagens Relacionadas
Mais informações

O que faz um aquarista?

Você sempre se interessou pelos animais aquáticos? Gosta de visitar aquários públicos e oceanários com certa frequência? Se…