Por que os gatos comem grama?

De um modo geral, os gatos tendem a ser muito exigentes com o que comem. Eles costumam torcer o nariz para quase tudo, exceto para os melhores alimentos, sem falar que só bebem água de uma tigela muito limpa.

No entanto, o que algumas pessoas não percebem é que os gatos comem grama em certas ocasiões. Mas, afinal de contas, por que isso acontece?

Na verdade, ninguém sabe ao certo por que alguns gatos comem grama ocasionalmente, mas existem várias teorias sobre esse comportamento felino, como veremos ao longo esse artigo.

Os gatos comem grama para aliviar problemas estomacais

Uma teoria bastante popular diz que a grama ajuda a mover as coisas desagradáveis através do sistema digestivo dos gatos, adicionando fibras e volume à sua dieta, segundo o Animal Planet.

Agindo como um laxante natural, a grama empurra as coisas com “mais facilidade” para fora dos nossos amigos felinos. Na prática, isso pode incluir vermes ou pelos que penetraram profundamente no trato digestivo e que não puderam ser vomitados naturalmente.

Outra teoria que segue uma linha de raciocínio bem parecida diz que os gatos comedores de grama tentam lidar com algum tipo de distúrbio gastrointestinal. Desse modo, comer grama pode atuar como uma espécie de ferramenta de regurgitação, ajudando os gatos a se livrarem dos pelos que engoliram através da sua limpeza corporal.

Instintivamente, os gatos sabem que comer grama os ajudará a vomitar o material nocivo. Isso acontece porque seus sistemas digestivos não possuem as enzimas de que precisam para digerir a grama. Então, quando eles vomitam a grama, o ideal é que eles também se livrem de qualquer outra coisa que esteja causando algum tipo de desconforto gástrico.

Em outras palavras, a grama pode fornecer algum material para encher o estômago ou, em alguns casos, induzir o vômito para tentar eliminar algo no estômago que está fazendo o gato se sentir mal.

A grama pode servir como um reforço nutricional

Grama e outras plantas podem ser ricas em ácido fólico, uma vitamina B importante para a saúde dos nossos amigos felinos. O Animal Planet ressalta que o ácido fólico, que também pode ser facilmente encontrado no leite materno, ajuda a produzir oxigênio no sangue. Sem ácido fólico suficiente, um gato pode desenvolver anemia, o que pode afetar seu crescimento.

Os especialistas não sabem como um gato saberia instintivamente que está carente desse nutriente. No entanto, especula-se que pode haver um sinal interno que “empurra” esses animais para uma pastagem de alguma forma.

Gatos comem grama constantemente por conta do estresse

Comer grama constantemente pode ser um sinal de que o gato está tentando lidar com o estresse. O que pode causar estresse em seu gato? Bem, ele pode ser geneticamente predisposto a sentir ansiedade, mas, em muitos casos, a falta de socialização precoce ou a exposição a experiências negativas precoces também podem contribuir para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade.

Para lidar com isso, alguns gatos podem fazer o uso de artifícios como aliciamento excessivo ou vocalização excessiva quando estão ansiosos, enquanto outros gatos podem tentar realizar uma atividade diferente para se acalmar, como encontrar algo para mastigar. Da mesma forma, gatos que só vivem em ambientes fechados e que não têm acesso fácil à grama podem mastigar plantas domésticas.

Se o seu gato começar a mastigar suas plantas repentinamente, certifique-se de que elas não sejam tóxicas. Se o seu gato pode sair de casa e gosta de mordiscar grama ocasionalmente, certifique-se de que a grama não seja tratada quimicamente.

A comportamentalista de gatos Pam Johnson-Bennett sugere cultivar um vaso de grama livre de agentes químicos para seu animal de estimação, caso ele precise. Você também pode investir em sementes de centeio, trigo ou aveia ou comprar um kit de “hortaliças para gatos” em uma loja de animais online.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que brigadeiro tem este nome?

Próximo Artigo

Qual foi o primeiro Plantão Globo?

Postagens Relacionadas