Por que os gatos adoram caixas de papelão?

Se você é dono de um gato, deve ter notado que seu animal de estimação parece realmente adorar caixas de sapato ou embalagens de papelão em geral (dependendo do tamanho do gato). Frequentemente, os gatos fazem dessas caixas vazias e aparentemente inúteis seus lugares favoritos de aconchego.

De um modo geral, os gatos tendem a adorar caixas, independentemente da forma ou do tamanho. Basta colocar uma caixa na frente deles e o que você testemunhará em seguida será uma explosão de felicidade genuína no rosto do seu amigo felino, ou pelo menos uma boa dose de curiosidade e intriga!

Mas, afinal de contas, o que será que há de tão especial nesses objetos de papelão? É essa a questão que iremos abordar ao longo deste artigo!

Gatos adoram caixas de papelão porque são animais predadores

Segundo o Wired, uma hipótese frequentemente associada a esse comportamento tão comumente visto nos gatos é que eles são animais inerentemente predadores, pelo menos em termos evolutivos. Por conta disso, eles tendem a assumir uma posição que os cubra suficientemente de cada lado para emboscar suas presas.

É importante deixar claro que, por razões óbvias, eles não vão atacar qualquer coisa que se mova em uma situação desse tipo, mas é importante termos em mente que esse é o seu comportamento natural e instintivo de agir.

Os gatos veem as caixas de papelão como abrigos que promovem conforto e segurança

Além de toda essa questão que abrange a natureza predadora e evolutiva dos gatos, há também alguns aspectos comportamentais que fazem os nossos amigos felinos adorarem caixas de papelão.

Um estudo sobre os níveis de estresse dos gatos realizado pela etóloga Claudia Vinke, da Universidade de Utrecht, verificou que os gatos que recebiam caixas vazias eram mais interativos, amigáveis e confortáveis com as pessoas ao seu redor, em comparação com os gatos que não tinham uma caixa para se aninhar.

No final do estudo, a conclusão que se obteve é que pode-se dizer que os gatos veem as caixas de papelão como uma fonte de conforto e segurança.

No fim das contas eles podem estar querendo evitar problemas

Outra razão para esse comportamento para lá de curioso pode ser atribuída à natureza geral dos gatos. Embora sejam predadores admiráveis se levarmos em conta o tamanho dos seus corpos, os gatos nem sempre se dão muito bem em situações que envolvem o enfrentamento direto. Basicamente, eles acham mais fácil (como a maioria dos humanos) simplesmente evitar uma situação na qual estariam em desvantagem.

O que podemos extrair a partir dessa observação é que, embora esteticamente simples, uma caixa de papelão oferece uma espécie de oportunidade de fuga do mundo exterior para os gatos. O ambiente fechado dá aos gatos uma sensação de segurança em meio a qualquer situação estressante que possa estar reservada para eles ao longo do dia.

Obviamente, deve-se notar que nem todos os gatos apresentam esse tipo de afinidade com as caixas de papelão. Ainda assim, para os gatos que o fazem, essas são algumas das hipóteses mais amplamente aceitas que ajudam a explicar o amor desses animais por essas embalagens.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que os animais não ficam doentes quando bebem água suja?

Próximo Artigo

Por que as girafas têm pescoço comprido?

Postagens Relacionadas