Por que os flamingos são cor-de-rosa?

Os flamingos são criaturas tão famosas por sua cor que até conseguiram inspirar seus próprios enfeites de gramado rosa choque. No entanto, você já se perguntou por que exatamente os flamingos são cor-de-rosa?

Surpreendendo a muitos, a verdade é que os flamingos não são naturalmente rosa. De fato, esses pássaros de membros esguios nascem com penas cinza-claras. Não há nem mesmo um pigmento rosado em seu DNA que possa lhe conferir tal cor.

Então, o que faz com que os flamingos fiquem rosados? Pois bem, é essa a questão que iremos abordar ao longo deste artigo!

A principal razão que explica como os flamingos acabam ficando cor-de-rosa

De um modo geral, os flamingos vivem em lagos, pântanos e regiões consideravelmente úmidas e, por causa desse habitat, acabam se alimentando principalmente de algas, larvas de insetos e pequenos crustáceos, como o camarão. O que muita gente não sabe é que todos os alimentos citados contêm compostos chamados carotenoides, que são os grandes responsáveis pela cor rosada dos flamingos.

Na prática, quando esses alimentos chegam ao trato digestivo de um flamingo, as enzimas quebram os carotenoides em moléculas nas cores rosa e laranja. Então, essas moléculas são absorvidas por gorduras no fígado e, eventualmente, acabam sendo depositadas na pele, penas e pernas dos flamingos.

Caso a dieta não venha a sofrer alterações com o passar do tempo, as penas dos flamingos irão gradualmente mudar de cinza para uma tonalidade mais vibrante que culmina na tonalidade rosada tão característica dessas criaturas.

Vale destacar que você também pode ter alimentos ricos em carotenoides aí na sua mesa. Tomates, abóboras e cenouras são bons exemplos de alimentos que possuem grandes concentrações dessa mesma substância.

Flamingos que vivem em zoológicos requerem uma alimentação específica para manter a cor

É importante deixar claro que as cores das penas desses animais podem variar consideravelmente. Na prática, elas podem adotar desde o branco a vários tons diferentes de rosa, laranja e vermelho, afinal, a cor das penas de um flamingo depende estritamente de onde eles estão localizados e do que estão comendo.

Por conta desses fatores, as penas cor-de-rosa de alguns flamingos que vivem em zoológicos podem desaparecer em um processo gradual até que os tratadores do zoológico voltem a alimentar os pássaros com uma versão sintética do corante rosa.

Um detalhe que vale a pena ser mencionado é que, em climas quentes, os flamingos se mantêm refrescados ficando na água. Por conta disso, tratadores fazem o uso de um processo de termorregulação semelhante para manter o rebanho do zoológico resfriado no verão e aquecido no inverno.

Uma palavra final

Flamingos são normalmente encontrados em águas rasas e salgadas. De fato, algumas espécies de flamingo se reproduzem e criam seus filhotes em corpos d’água extremamente salgados, denominados “lagos alcalinos”. A alta concentração de sais de carbonato nesses lagos é tão corrosiva que pode queimar a pele de outras criaturas, tornando a água inabitável para a maioria dos animais.

Os pesquisadores ainda estão descobrindo os aspectos únicos por trás da fisiologia dos flamingos que os ajuda a sobreviver em águas com características tão hostis. Curiosamente, o alto teor de sal ainda pode ser mortal para alguns filhotes se anéis de sal se acumularem em suas pernas, tornando-os impossíveis de andar.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades incríveis sobre peixes

Próximo Artigo

Por que os vinhos são muito mais caros nos restaurantes?

Postagens Relacionadas