Por que os cavalos dormem em pé?

Quando chega a hora de dormir, o que você faz? Fica em pé e adormece quase que instantaneamente? Claro que não! Você cai na cama e descansa a cabeça em um travesseiro bem macio, não é mesmo? Entretanto, dormir em pé é exatamente o que alguns animais, como cavalos, fazem!

Você consegue se imaginar dormindo em pé? Em tese, isso poderia ser até perigoso, você não acha? Ainda assim, há bons motivos pelos quais os cavalos são adeptos desse hábito, como veremos ao longo deste artigo.

Cavalos dormem em pé por uma questão de proteção contra predadores

Durante muito tempo, os cavalos viveram exclusivamente na selva, onde seu instinto de ficar muito tempo em pé se tornou muito forte devido à necessidade de se proteger contra predadores. Na prática, o hábito de dormir em pé passou a permitir que os cavalos pudessem fugir rapidamente quando qualquer perigo fosse percebido.

O simples ato de deitar para dormir reduz significativamente a capacidade de um cavalo fugir com eficácia. Com o passar do tempo, a anatomia desses animais evoluiu até um ponto em que seus membros, ligamentos e músculos passaram a ser capazes de “travar” no lugar, permitindo que eles pudessem dormir em pé.

Os cavalos também dormem deitados?

Sim! Na verdade, muitos cavalos até preferem dormir deitados do que em pé, visto que essa posição tende a ser muito mais confortável. Por conta disso, não é tão incomum ver uma manada de cavalos com muitos deles deitados, mas com pelo menos um em pé. Em casos como esse, o cavalo em pé costuma ficar vigiando os outros, verificando quaisquer predadores em potencial e outros sinais de perigo.

Vale destacar que quando um cavalo está dormindo em pé, ele não está em um sono profundo, mas em um sono mais leve ou cochilando. No entanto, assim como os humanos, os cavalos precisam ter momentos de sono profundo. Para fazer isso, os cavalos devem deitar uma vez ou outra, não apenas com as pernas dobradas sob o corpo, mas totalmente deitados de lado.

Curiosamente, às vezes, você pode ver um cavalo adormecido de lado, mas com as pernas em movimento. Neste caso, é mais provável que você esteja assistindo a um cavalo sonhando.

A hora de dormir dos equinos

Ao contrário dos humanos, que costumam dormir continuamente por horas, um cavalo tende a interromper seu tempo de sono ao longo de um período inteiro de 24 horas. Os cavalos também podem cochilar por alguns minutos em pé e ficarem deitados por algumas horas em sono profundo. Esses períodos de sono podem ir de alguns minutos a mais de 12 horas por dia. Cavalos mais jovens, bem como potras e potros, dormem mais horas do que cavalos adultos.

Ainda assim, é preciso deixar claro que o padrão de sono de um cavalo varia bastante e depende muito de seu ambiente. Por exemplo, um cavalo mantido em um estábulo pode dormir mais quando a atividade ao redor do celeiro é menor, como durante a noite.

Você também pode ver dois cavalos no estábulo um ao lado do outro compartilhando os mesmos padrões de sono e dormindo ao mesmo tempo.

Também não é incomum ver cavalos deitados do lado de fora do estábulo, ficando expostos ao sol. Vale destacar que não há nada de errado com isso, pois eles estão simplesmente curtindo o período mais profundo do sono no calor ambiente.

Obviamente, ainda não sabemos muito sobre o sono dos cavalos. Com poucos estudos feitos nessa área, o que sabemos ainda é bastante rudimentar, mas útil à medida que tentamos entender cada vez mais como os cavalos descansam.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as aves cantam?

Próximo Artigo

Por que as corujas têm olhos tão grandes?

Postagens Relacionadas