Por que os cães gostam de ficar no sol?

Os cães sempre nos surpreendem quando apresentam um comportamento comum aos humanos, um fato que nos faz pensar se sentimos as mesmas emoções em determinadas situações. Um exemplo disso é a nossa satisfação em sentir o calor dos raios solares em nossa pele, um comportamento que parece ser compartilhado pelos cachorros que adoram tomar um agradável banho de sol.

Independentemente da estação do ano, você já deve ter notado que, conforme os raios solares entram pela janela do cômodo, os cachorros tendem a se dirigir para o espaço iluminado e ficar horas a fio deitados ao sol. Embora também amemos tomar banho de sol para nos bronzear, os cães são muito mais inteligentes do que nós nesse aspecto, já que o fazem por questões complexas, como explicaremos ao longo deste artigo.

O sol é uma fonte natural de vitamina D para os cães

De alguma forma, os cães sabem que a melhor forma de fornecer ao corpo as quantidades necessárias de vitamina D é por meio do sol. Esta é, sem dúvida, a principal resposta à questão de por que os cães gostam tanto do sol.

Assim como a vitamina D é fundamental para o correto funcionamento do corpo humano, o mesmo ocorre com os cachorros. Nesse sentido, essa vitamina lipossolúvel promove a absorção de cálcio e fósforo, o que auxilia no correto desenvolvimento dos ossos e previne o aparecimento de doenças relacionadas ao sistema esquelético, como a osteoporose.

Além disso, a vitamina D desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da musculatura do animal, dinamizando o sistema nervoso e estimulando as contrações musculares. Da mesma forma, essa vitamina também é benéfica para o sistema imunológico.

Vale destacar que a exposição à luz solar também aumenta a secreção de melatonina, o hormônio responsável por regular o ciclo de sono. Desse modo, ao secretar uma quantidade maior desse hormônio, o cachorro não só consegue aumentar a qualidade das horas de sono, mas também consegue regulá-las e descansar mais tranquilamente.

Calor solar também é importante em períodos de clima frio

Embora seja um comportamento facilmente notável, não podemos deixar de citar que os cães tomam banho de sol para se aquecerem no frio. Portanto, além de se exporem ao sol para obter vitamina D e se sentirem melhor fisicamente, esses animais também o fazem para combater as baixas temperaturas dos meses de inverno.

Da mesma forma como ocorre com outros fatores, alguns cães são mais resistentes ao frio do que outros. De um modo geral, as raças mais vulneráveis, como Chihuahuas e outros cães de pelo curto, precisam passar mais tempo deitados ao sol.

Vale destacar que os pelos dos cães mais velhos tendem a ser muito mais fracos do que os dos cães mais jovens e, portanto, esses animais têm uma tendência maior a sentir frio e notar um aumento da dor nas articulações se estiverem sofrendo de doenças reumáticas. Nesse sentido, o banho de sol também ajuda a aliviar essa sensação desagradável e os auxilia a sofrer menos com esse tipo de problema.

Os cuidados que se deve tomar ao deixar cães expostos ao sol

Cães de pelo branco ou muito curto podem sofrer queimaduras e insolações se ficarem expostos ao sol por muitas horas seguidas. Como o pelo desses cães não é tão resistente quanto o de outros, você deve tomar o máximo de precauções se quiser que a luz solar seja benéfica para o seu animal, em vez de representar um problema.

Para evitar que o sol prejudique seu cão, você deve considerar as seguintes precauções:

  • Certifique-se de que seu cachorro não tome sol por muitas horas seguidas ou durante os horários mais quentes do dia;
  • Se o tempo estiver muito quente, refresque seu cachorro molhando sua cabeça;
  • Certifique-se de que ele sempre tenha água fria à disposição;
  • Você pode encontrar protetor solar para cães em pet shops. Se você tem um cachorro sem pelo ou com pelo muito curto, experimente usar um produto desse tipo.

Por fim, tenha em mente que se o seu animal apresentar sintomas de insolação (como temperatura corporal acima de 42°C, respiração rápida e excesso de baba), retire-o imediatamente do sol e resfrie-o com um pano embebido em água fria. Se não perceber melhoras, leve-o ao veterinário.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que o açúcar mascavo é marrom?

Próximo Artigo

Por que o álcool é muito usado para preservar coisas?

Postagens Relacionadas