Por que os cachorros nascem com os olhos fechados?

Os cachorros são animais particularmente sensíveis e vulneráveis, especialmente quando filhotes, pois são incapazes de se mover por conta própria após o nascimento. Eles também nascem cegos, o que levanta um questionamento interessante: afinal, por que os cachorros nascem de olhos fechados?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir por que os cachorros nascem cegos e quanto tempo demora até que eles possam abrir completamente os olhos.

Além de cegos os filhotes de cachorro nascem surdos. Em suma, a razão por trás disso é que todo o sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento quando um filhote nasce. É por isso que, durante os primeiros dias, eles usam apenas o sentido do tato para se aproximar desajeitadamente de sua mãe, que poderá lhe fornecer calor e nutrição.

Vale destacar que os cães contam com uma terceira pálpebra, também conhecida como membrana nictitante. Na prática, tanto esta membrana quanto sua íris apresentam grande sensibilidade à luz após o nascimento. É por isso que suas pálpebras permanecem fechadas, pois devem ser protegidas dos raios ultravioleta até que se desenvolvam completamente.

Não há uma resposta definitiva para explicar por que os cachorros nascem sem completar seu desenvolvimento, mas isso pode estar ligado ao próprio estilo de sobrevivência desses animais.

As aves, por exemplo, têm um desenvolvimento muito rápido, pois precisam minimizar sua exposição a predadores. Por outro lado, no caso dos mamíferos, como os cães, considera-se que eles apresentam um desenvolvimento mais lento porque têm um cérebro com maior capacidade cognitiva que precisa de mais tempo para se desenvolver.

Quanto tempo leva para os cachorros abrirem os olhos?

De acordo com o The Spruce Pets, somente a partir da segunda semana de vida é que os cachorros começam a abrir os olhos. Após uma semana, já é possível notar mudanças em sua mobilidade, mas eles ainda são surdos e cegos.

Obviamente, isso varia de acordo com a raça e o cachorro em questão, pois há cães que precisam de mais uma semana para abrir completamente os olhos.

De qualquer modo, o fato é que a abertura dos olhos de um filhote é um processo gradual. Mesmo depois que o filhote vier a abrir os olhos completamente, isso não significa que ele conseguirá enxergar bem, pois os olhos ainda estarão muito sensíveis à luz à medida que suas lentes se adaptam com o ambiente externo. É exatamente por conta disso que devemos continuar mantendo os filhotes em ambientes com pouca luz durante esse estágio.

Quando eles realmente começam a enxergar?

Durante o primeiro mês de vida, o sentido da visão dos cachorros não é nada aguçado. Por isso, os filhotes ainda usam seu olfato, tato e paladar para navegar em seu mundo relativamente pequeno. A audição e a visão desenvolvem-se em um ritmo mais lento, dificultando sua orientação e reconhecimento visual nesta fase.

A retina do globo ocular tem seu próprio desenvolvimento, de modo que somente no 25º dia é que os filhotes começam a reconhecer a distinção entre luz e sombra. Como acontece quando os olhos se abrem fisicamente, a visão também se desenvolve gradualmente. Sendo assim, é apenas no 3º mês de vida que a visão do cachorro costuma estar totalmente desenvolvida.

Ainda assim, após apenas um mês de vida, já podemos constatar que os filhotes ficam muito mais acostumados aos estímulos visuais. A essa altura, eles querem olhar para objetos em seu ambiente, seus irmãos e podem até começar a olhar para nós. É também nesse período que eles dão os primeiros passos e seus dentes começam a crescer, embora continuem a dormir a maior parte do dia.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades incríveis sobre a Adidas

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/beisebol:-conheca-suas-origem,-historia,-e-como-ela-chegou-no-brasil/

Beisebol: Conheça suas origem, história e como ela chegou no Brasil

Postagens Relacionadas