Por que os animais não ficam doentes quando bebem água suja?

De um modo geral, costumamos evitar tomar água diretamente de lagos e de muitos rios, pois a água desses locais pode conter germes e fazer mais mal do que bem. Isso faz todo o sentido, já que as doenças transmitidas pela água costumam estar entre as mais mortais. No entanto, você já reparou que os animais geralmente não ficam doentes quando bebem água suja?

É interessante pensarmos nisso, afinal, se beber água suja é tão ruim, como os animais selvagens (cuja fonte de hidratação primária são rios, lagoas e lagos nenhum pouco higiênicos) sobrevivem bebendo água repleta de germes? Por que parece que as criaturas selvagens se dão bem mesmo quando bebem água de qualidade duvidosa?

Bem, a verdade é que existem alguns motivos por trás disso e veremos alguns deles a seguir.

Os animais selvagens desenvolvem tolerância à água suja

As florestas geralmente não estão repletas de corpos d’água. Em outras palavras, há apenas um punhado de lagos, lagoas ou outros pequenos corpos d’água que servem para matar a sede de muitos animais que vivem em áreas de vida selvagem próximas.

De fato, muitos animais vêm de regiões distantes, enfrentando perigos em seu caminho apenas para procurar uma fonte de água. Como resultado, esses animais não têm a opção de desistir de um lago e caminhar casualmente para outro. Eles têm que beber água daquele mesmo lago de forma obrigatória, afinal de contas, as suas próprias vidas dependem disso!

Como eles bebem água repetidamente da mesma fonte desde filhotes ou bebem água com perfis bacterianos que não são drasticamente diferentes uns dos outros, seus corpos tendem a desenvolver resistência a essa água que seria considerada “suja” para os nossos padrões. Em suma, seu sistema imunológico reconhece certas bactérias por meio de repetidos encontros com elas e se torna mais eficaz em combatê-las.

É importante deixar claro, entretanto, que se um determinado lago ou rio sofrer uma grande mudança repentina em seu perfil de patógenos, isso certamente levará à morte de um grande número de animais que bebem sua água, pois os sistemas de defesa dessas criaturas estarão desprevenidos.

Nem todas as fontes de água estão contaminadas a um nível perigoso

Muitas pessoas acreditam que as fontes de água na natureza estão em grande parte contaminadas, mas a verdade é que nem todas elas são tão ruins. Obviamente, elas estarão contaminadas até certa instância, mas podem não estar tão cheias de germes a ponto de ser um problema para quem as bebe, sejam animais ou até mesmo seres humanos.

Além disso, vale mencionar que a maioria dos mamíferos tem um olfato bem desenvolvido, o que os ajuda a determinar (pelo menos até certo ponto) se um corpo de água está bacteriologicamente ativo.

Também não podemos deixar de citar que muitas doenças causadas por bactérias ou outros patógenos presentes em corpos d’água não são necessariamente fatais. Nesse sentido, elas são mais uma inconveniência do que uma ameaça real para a vida de quem bebe desses corpos d’água.

Os animais que sobrevivem após beber a água de fontes “sujas” irão se reproduzir e passar seus genes para seus descendentes, que serão naturalmente inoculados contra um certo perfil de micro-organismos que ocorrem na água. Por isso, na maioria dos casos, os animais podem beber água suja sem grandes consequências.

Ainda assim, animais que bebem água suja podem ficar seriamente doentes

Depois de ler todos os pontos acima, você pode até pensar que os animais nunca morrem quando bebem água suja. Bem, se você tem essa ideia, deixe-me dizer uma coisa: a verdade é que alguns animais ainda ficam doentes e morrem por beber água ruim!

Na prática, o que acontece é que muitos animais tendem a se esconder quando estão gravemente doentes e permanecem escondidos até se recuperarem ou morrerem. Portanto, você normalmente não vê facilmente os restos dos animais que ficaram doentes por beber água de fontes sujas.

Em resumo, embora seja verdade que nem todos os corpos d’água na natureza estão contaminados ao ponto de ceifar a vida de qualquer coisa que beber deles, isso não significa que é inerentemente correto beber água contaminada e assumir que o sistema imunológico irá protegê-los.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que quase todos os aviões são brancos?

Próximo Artigo

Por que os gatos adoram caixas de papelão?

Postagens Relacionadas