Por que os animais não falam como os humanos?

Você já parou para pensar que vários segredos poderiam ser revelados se os cães começassem a falar de uma hora para outra? Obviamente, isso fica somente no campo das hipóteses, afinal, os animais não falam como os humanos. Mas, por falar nisso, por que eles não contam com essa habilidade?

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro dos fatores que ajudam a explicar por que a nossa espécie é a única neste planeta que têm a capacidade de “falar”.

As nuances envolvidas na comunicação e conversação

Comunicação e conversação podem ser termos bastante ambíguos, então deixe-me esclarecer o que quero dizer. Bem, cada espécie se comunica, afinal, isso é crucial para sua sobrevivência. Até mesmo os organismos unicelulares têm a capacidade de se comunicar, mas essa comunicação não precisa ocorrer na forma de palavras. Isso pode ser feito por meio de ações, produtos químicos, gesticulações e sons.

A comunicação é algo inerente, até porque uma jovem criatura não precisa aprender a se comunicar com seus pais. Nós, por exemplo, gritamos de dor ou medo, sendo que este é um comportamento inato que não requer ensino. No entanto, a conversação é algo que aprendemos. Basicamente, aprendemos línguas diferentes com nossos pais ou com outros humanos.

A conversação é uma habilidade única. Trata-se de uma combinação de sons e sílabas arranjadas em várias extensões para expressar pensamentos, emoções, ideias, etc. Além da produção básica do som, um componente principal da conversação é o significado por trás de cada palavra, sendo este o principal fator que torna a conversação altamente complexa.

O ponto principal a ser observado aqui é que a conversação envolve tanto a produção de sons quanto a identificação do significado específico por trás dele, e é aí que a coisa fica complexa para os animais, como veremos a seguir.

Agora que simplificamos o ato de falar, será mais fácil responder à pergunta acima. Pois bem, antes de afirmarmos que os animais não falam, precisamos analisar primeiramente por que eles não podem realizar ações abrangentes simultaneamente.

A palavra “simultaneamente” é essencial neste sentido, pois há animais conhecidos por imitar palavras, mas isso não pode ser considerado “falar”.

Os papagaios, por exemplo, podem imitar os sons feitos por humanos, mas essa imitação não possui nenhum significado específico por trás. No caso dos humanos, há uma série de razões que podem ser atribuídas à nossa capacidade de falar.

A primeira e mais óbvia conclusão a que os pesquisadores chegaram foi que nosso corpo é estruturado de maneira diferente. De acordo com a BBC, possuímos mandíbula, língua, caixa vocal e outros órgãos que tornam muito mais fácil o processo de conversação.

Além disso, não podemos esquecer que a área de Broca no cérebro humano está intimamente associada à compreensão da fala. Essa parte do cérebro é menos desenvolvida, ou ausente, em outros animais, então, pode ser que isso esteja diretamente relacionado à nossa capacidade de falar.

Uma palavra final

Em suma, falar continua sendo uma habilidade única dos humanos. Pelo que sabemos, a única certeza que podemos ter com relação a isso é que nossa evolução nos deu essa habilidade e, portanto, desempenhou um papel crucial em tornar os humanos uma espécie dominante.

Embora outros animais até mostrem a capacidade de imitar os sons feitos por nós, ou tenham seus próprios métodos de comunicação interna, até o momento, nenhum outro animal demonstrou possui a mesma capacidade que os humanos.

Ainda assim, talvez a verdadeira questão que deveríamos nos fazer é como esses outros animais conseguem se comunicar. Talvez uma visão menos antropocêntrica nos leve a fazer as perguntas certas e, a partir disso, encontrar as melhores respostas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que dormimos melhor no frio?

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/5-principais-tendencias-da-transformacao-digital-bancaria/

5 Principais tendências da transformação digital bancária

Postagens Relacionadas