Por que o tronco das árvores são pintados de branco?

Ao contrário do que muitos pensam, o que dá aquele tom branco no tronco das árvores não é tinta e sim cal, constituído principalmente de óxido ou hidróxido de cálcio, ele é usado para combater a proliferação de fungos.

A substância presente no cal, é alcalina e com isso, acaba corroendo a parte externa da árvore e como consequência matando todas as formigas, cupins e fungos presente ali.

A adição de cal, que dá a tonalidade branca aos troncos, é usada para combater a proliferação de fungos. O óxido de cálcio é uma substância alcalina e corrói a parte externa da árvore. O efeito paisagístico é mais um ponto contra. Quando pintados de branco, os troncos de algumas árvores perdem boa parte do seu charme. Para acabar com o problema, uma nova tendência surgiu nos últimos anos.

Nos últimos anos essa técnica acabou não sendo mais recomendada, pelo simples motivo de não trazer nenhum beneficio as árvores, mesmo a utilização do produto ter diminuído consideravelmente, podemos notar que algumas pessoas ainda o utilizam em busca de uma melhora em relação aos fungos.

Vamos combinar que, além de não trazer nenhum benefício a natureza, o cal acaba prejudicando a beleza natural de nossas praças.

Algumas árvores possuem troncos, chamados de ornamentais, como por exemplo o “Tronco do Guaritá”, que após ser adicionado o cal, acaba perdendo parte de sua beleza natural.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que desejamos saúde quando alguém espirra?

Próximo Artigo

Tomar sorvete pela manhã pode ajudar seu cérebro!

Postagens Relacionadas
Mais informações

Por que usamos gravatas?

As crianças odeiam colocá-las no pescoço, os homens adultos no mundo corporativo adoram exibi-las e muitas mulheres continuam…