Por que o Sol é amarelo?

Se você pedir a uma pessoa aleatória para dizer qual é a cor do sol, é bem provável que ela olhe para você como se você fosse um idiota e diga que o sol é amarelo. No entanto, para surpresa de muitos, o fato é que o astro central do Sistema Solar não é amarelo. Na verdade, ele é branco!

A razão pela qual o Sol parece amarelo durante um dia comum na Terra, ou laranja para vermelho no fim da tarde, é porque vemos nossa estrela favorita através do filtro da atmosfera. Na prática, isso envolve uma das maneiras mais complexas pelas quais a luz e nossos olhos mudam a maneira como percebemos as cores.

A verdadeira cor do Sol

Se você observar a luz do Sol através de um prisma, poderá ver toda a gama de comprimentos de onda da luz. Outro exemplo da porção visível do espectro solar pode ser visto no arco-íris. Isso acontece porque a luz solar não é uma única cor de luz, mas uma combinação dos espectros de emissão de todos os elementos visuais da estrela.

Na prática, todos os comprimentos de onda se combinam para formar a luz branca, que é a cor verdadeira do Sol. Curiosamente, a luz visível não é a única radiação emitida pelo Sol, pois também há a radiação de corpo negro.

Entendendo como a atmosfera afeta a cor solar

A atmosfera muda a cor aparente do Sol ao dispersar a luz. Esse efeito é chamado de “dispersão de Rayleigh”. À medida que a luz violeta e azul se espalham, o comprimento de onda visível médio que temos como “cor” do Sol muda para o espectro vermelho, mas a luz não é totalmente perdida.

Vale destacar que a dispersão de curtos comprimentos de onda de luz por moléculas na atmosfera é exatamente o que dá ao céu sua cor azul característica.

Quando visto através da camada mais espessa da atmosfera ao nascer e pôr do sol, o sol parece mais laranja ou vermelho. Quando visto através da mais fina camada de ar ao meio-dia, o sol parece mais próximo de sua cor verdadeira, mas ainda ostenta uma tonalidade amarela.

A fumaça e a poluição atmosférica também dispersam a luz e podem fazer com que o Sol pareça mais laranja ou vermelho (e menos branco). O mesmo efeito também faz a lua parecer mais laranja ou vermelha quando está perto do horizonte, mas mais amarela ou branca quando está alta no céu.

A razão pela qual as fotos do Sol parecem amarelas

Quando você olha uma foto do Sol tirada de qualquer telescópio, geralmente observa uma imagem com cores falsas. Frequentemente, a cor escolhida para a imagem é o amarelo simplesmente porque é a mais “familiar”.

Se você usar um filtro de densidade neutra para observar o sol da Terra, seja como um filtro de proteção para um telescópio ou para observar um eclipse solar total, o Sol ficará amarelo porque você estará reduzindo a quantidade de luz que atinge seus olhos, mas não alterando o comprimento de onda. Porém, se usasse esse mesmo filtro no espaço e não corrigisse a imagem para torná-la “bonita”, veria um Sol branco.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que devemos aquecer os músculos antes do treino?

Próximo Artigo

Por que casas abandonadas se deterioram tão rapidamente?

Postagens Relacionadas