Por que o Papai Noel é gordo?

Todo mundo já conhece as características marcantes do Papai Noel. No entanto, o que pouca gente parece saber é que a versão que retrata um Papai Noel gordo é, na verdade, uma criação relativamente moderna.

A versão contemporânea de São Nicolau, popularizada em grande parte do mundo ocidental, nem sempre foi rechonchuda. De fato, em algumas partes da Europa, o Papai Noel é retratado até hoje como um presenteador muito mais magro que às vezes empurra seu trenó movido a renas para viajar a pé.

Consequentemente, isso levanta uma questão interessante: por que o Papai Noel moderno e popular no continente americano foi concebido como um velhinho gordo? É essa a questão que vamos abordar ao longo deste post!

Como surgiu o Papai Noel moderno?

A versão moderna de Papai Noel é vagamente baseada em São Nicolau, o santo padroeiro das crianças que nasceu por volta do ano 270. Ele começou a vida como um monge e se tornou o Bispo de Mira (uma cidade no que é hoje a Turquia), distribuindo sua fortuna herdada às crianças através de moedas e presentes.

Curiosamente, as primeiras representações de São Nicolau mostram que ele era bem esbelto. A sua “versão acima do peso” é relativamente recente, sendo que a Coca-Cola é provavelmente a maior culpada por trás disso, pelo menos parcialmente.

De fato, até mesmo a roupa característica do Papai Noel surgiu em meados de 1931, quando o artista Haddon Sundblom ilustrou o personagem como um bebedor de Coca-Cola jovial e de bochechas rosadas para um anúncio de revista amplamente divulgado. Na época, a gigante dos refrigerantes estava tentando convencer os consumidores de que a Coca-Cola não era apenas uma bebida para climas quentes.

Sundblom provavelmente inspirou seu trabalho no do cartunista Thomas Nast, que na década de 1890 retratou o Papai Noel com uma grande barriga.

Quase um século antes disso, o escritor americano Washington Irving foi um dos primeiros a inflar a cintura do bom velhinho: em um livro de 1809, ele trocou o magro São Nicolau e suas vestes episcopais por um gordo com trejeitos de elfo em trajes tradicionais holandeses.

Dito isto, supõe-se que o Papai Noel adotou um visual mais gordo porque os traços arredondados e rechonchudos fazem parte do seu charme. Pense da seguinte maneira: você prefere ver um velhinho gordo e alegre distribuindo presentes, lanches e bebidas açucaradas, ou um cara magro e devoto com uma bengala?

Outra teoria sugere que seu peso pode estar ligado a todos aqueles lanches deixados pelas crianças na véspera de Natal. De fato, um artigo do Daily Mail calculou de uma forma divertida que, graças às centenas de milhões de crianças que deixam biscoitos e leite para o Papai Noel, o bom velhinho consome cerca de 150 bilhões de calorias a cada véspera de Natal.

Por que há críticas quanto ao Papai Noel ser gordo?

Aparentemente, o bom velhinho de traços rechonchudos não agradou a todos. Alguns críticos acham que é hora do Papai Noel fazer alguma dieta, pois o seu peso pode compartilhar indiretamente uma mensagem de que a obesidade é sinônimo de alegria e jovialidade.

Ainda assim, o fato é que a imagem do Papai Noel gordo já está totalmente popularizada na maior parte do mundo. Dito isto, é bem provável que a sua “versão rechonchuda” não seja modificada em um futuro próximo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que minhas plantas ficam com as folhas amarelas?

Próximo Artigo

O que faz um estilista de alimentos?

Postagens Relacionadas