Por que o olfato dos cães é tão bom?

Os cães são popularmente prestigiados como “os melhores amigos do homem” e, por conta disso, costumam ser os animais de estimação mais amados da humanidade. De certo modo, parece que os cachorros amam seus donos cem vezes mais do que seus proprietários os amam, da mesma forma como o olfato dos cães é bem melhor que o olfato dos humanos.

O olfato dos cães é essencialmente o que o sentido da visão é para os humanos. Os cães interpretam o mundo pelo nariz, diferentemente dos humanos, que dependem principalmente da visão para discernir o mundo. Mas, afinal, por que isso acontece? Por que o olfato dos cães é tão bom?

Entendendo as diferenças entre o funcionamento do nariz dos cães e dos humanos

Quando tentamos cheirar algo, inalamos o ar com e usamos a mesma passagem em nosso nariz para exalar esse ar. Portanto, todo o cheiro que sentimos quando inalamos se perde quando exalamos o ar. Por outro lado, um cão tem duas passagens de ar diferentes, uma para respirar e outra para cheirar, o que faz com que esses animais sejam capazes de “armazenar” um determinado cheiro no nariz, mesmo enquanto respiram o ar!

Quando os cães exalam, eles enviam o ar pelas fendas do nariz, mas a maneira como esse ar é exalado ajuda os cães a atrair novas moléculas de odor. Isso também ajuda os cães a capturar mais cheiros ao farejar.

Você já deve ter notado que o nariz dos cães está sempre molhado, mas você já se perguntou por quê? Pois bem, o muco no nariz é muito importante para o olfato dos cães, pois ajuda a capturar as partículas de cheiro com mais facilidade. Um cão também tem a capacidade de cheirar de forma independente em cada narina, o que ajuda o animal a entender de qual direção o aroma está vindo.

Também vale destacar que a passagem pela qual os cães cheiram o ar contém células receptoras olfativas altamente especializadas, que são responsáveis por receber os cheiros. Um cão contém cerca de 300 milhões de receptores de cheiros, um número muito alto em em comparação aos 5 milhões desses mesmos receptores que estão presentes no nariz humano.

Compreendendo as distinções de um cérebro de cachorro e um cérebro humano

Agora, sabemos claramente que os cães têm um nariz que pode cheirar cerca de 1.000-10.000 vezes melhor do que um humano, mas como os cães são capazes de se lembrar de todos os diferentes aromas que sentiram ao longo da vida? Bem, a resposta está na diferença entre os cérebros de cães e humanos.

Em resumo, o cérebro humano tem um córtex visual maior do que o dos cães, enquanto o cérebro dos cães tem um córtex olfatório muito maior do que o dos humanos. O córtex visual é responsável pelo processamento da informação visual, enquanto o córtex olfatório é responsável pelo processamento do sentido do olfato. De fato, o córtex olfatório de um cão é cerca de 40 vezes maior do que o de um humano!

Com isso em mente, podemos ter uma ideia clara de por que os humanos percebem o mundo por meio de sua visão, enquanto os cães experimentam o mundo pelo nariz. Cada “cheirada” é diferente para um cão, pois cada aroma traz consigo uma história por trás dele. Quando um cachorro cheira uma pessoa, outro cachorro ou qualquer cheiro aleatório, ele está tentando determinar a história por trás disso.

O poderoso olfato dos cães

Além de tudo isso que já vimos, os cães contam com um sistema olfativo especial acima do céu da boca, chamado “órgão vomeronasal” (também conhecido como “órgão de Jacobson”), que ajuda os cães a sentir coisas que não podem ver, como as emoções humanas.

Na prática, o que acontece é que, através disso, um cachorro pode até dizer se uma pessoa está triste ou feliz, sem falar que esse mecanismo também ajuda os cães a saber se um animal é amigável ou perigoso para eles. Como se tudo isso não fosse bastante, essa habilidade única também os ajuda a identificar parceiros em potencial.

O poder do olfato dos cães é único e tem ajudado os humanos de várias maneiras. Um cão pode sentir se uma pessoa está doente ou triste e pode até identificar se uma mulher está grávida, por exemplo. Com o treinamento adequado, alguns cães também podem ser treinados para detectar bombas.

Os cães podem sentir as emoções dos humanos e reagir apropriadamente em um momento de necessidade, e também têm sido capazes de ajudar na detecção precoce de alguns tipos de câncer em humanos, essencialmente salvando a vida de seus donos.

O que é ainda mais interessante é que um cachorro não se importa com sua aparência ou roupa; caso sinta boas vibrações com seu cheiro,ele certamente vai adorar você! No fim das contas, isso prova que o mundo é realmente um lugar melhor por causa dessas criaturas maravilhosas que temos a sorte de receber em nossas vidas!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Os celulares podem deixar o cérebro mais preguiçoso?

Próximo Artigo

Por que os supermercados têm poucas janelas?

Postagens Relacionadas