Por que o óleo do motor precisa ser trocado?

Você já deve ter percebido que toda máquina que tem peças móveis deve ser reparada em intervalos regulares para que continue a funcionar de forma eficiente e permaneça operacional por um longo período de tempo. Em termos de manutenção de automóveis, por exemplo, uma coisa que você precisa fazer regularmente é trocar o óleo do motor.

Obviamente, existem algumas outras coisas que também precisam ser reparadas com relativa frequência no motor de um automóvel, mas a troca do óleo do motor é provavelmente a parte mais importante da manutenção de rotina de qualquer veículo.

Dito isto, você já se perguntou por que o óleo do motor precisa ser trocado? O que acontece com o óleo que exige a sua substituição de tempos em tempos?

São estas as perguntas que iremos abordar ao longo deste post, mas antes disso, precisamos entender primeiramente o papel que o óleo de motor desempenha.

Para que serve o óleo do motor?

O óleo do motor desempenha alguns papéis importantes, sendo a mais óbvia a lubrificação do motor e seus componentes. O óleo começa sua jornada quando é sugado por um tubo coletor pressurizado e, em seguida, enviado por todo o motor através de um circuito de vias oleosas.

Ao longo de seu trajeto, o óleo também lubrifica uma série de componentes, incluindo cambota, anéis do pistão, rolamentos da haste do pistão, etc. Ele também reduz o atrito entre as peças metálicas e evita o contato de metais, o que ajuda a manter as partes móveis do motor na temperatura ideal.

Além disso, o óleo do motor reduz a concentração de depósitos prejudiciais e “limpa” o motor. Como o motor funciona com a ajuda de carbono, ele obviamente produz fuligem como subproduto, mas a fuligem e outros depósitos de carbono podem causar estragos no desempenho das peças do motor.

Para resolver esse problema, o óleo possui aditivos que dissolvem esses depósitos, limpando as peças do motor.

Por que o óleo do motor deve ser trocado regularmente?

Em primeiro lugar, o óleo oxida naturalmente, sem falar que há muito calor no motor que ajuda a acelerar o processo de oxidação. Com a alta temperatura do motor, o óleo se decompõe muito mais rápido, produzindo uma espécie de “lama” que torna o óleo mais espesso, comprometendo sua capacidade de lubrificação.

Conforme mencionado anteriormente, o óleo do motor facilita a limpeza do motor ao absorver depósitos de carbono. No entanto, ele só consegue absorver alguns desses subprodutos antes de ficar saturado e não ser mais capaz de absorver nenhum material.

Por último, não podemos nos esquecer que, conforme a sujeira se acumula no filtro (que é projetado para filtrar agentes contaminantes), torna-se mais difícil para o óleo passar por ele. Assim, o óleo absorve mais poeira e se torna menos eficaz. É por isso que muitas vezes é recomendado também trocar o filtro ao trocar o óleo.

Com qual frequência devo trocar o óleo do meu carro?

Tanto as montadoras de automóveis como as fabricantes de lubrificantes automotivos geralmente recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses (o que vencer primeiro). Por isso é recomendada a troca do óleo mesmo que você tenha rodado pouco no espaço de um ano.

Vale destacar que você mesmo pode trocar o óleo do seu carro, mas precisará de alguns suprimentos especiais para fazer isso. De fato, talvez você precise até de rampas ou de um macaco para elevar o carro.

Trocar o óleo em um automóvel não é um processo difícil, mas leva tempo e também pode ser um trabalho sujo. Por isso, a maioria das pessoas prefere levar seu veículo a um mecânico para que a troca seja feita profissionalmente. Ainda assim, se você não se importar em ter um pouco de graxa nas mãos, trocá-lo por conta própria pode sair muito mais barato.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que faz um curador de arte?

Próximo Artigo

O que faz um agrônomo?

Postagens Relacionadas