Por que o açúcar mascavo é marrom?

O açúcar mascavo é um ingrediente comum de receitas que exigem uma dose extra de sabor. Além de ser visto como uma alternativa um pouco mais saudável ao açúcar refinado, ele também se mistura muito bem em massas e bolos. Existem diferentes versões de açúcar mascavo no mercado, mas uma coisa que todos têm em comum é a cor. Dito isto, a pergunta que fica é: por que o açúcar mascavo é marrom?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que a cor marrom do açúcar mascavo está intimamente relacionada à forma como ele é produzido.

Por que o açúcar mascavo apresenta uma cor marrom?

De acordo com o Food Insight, o açúcar mascavo é marrom porque retém boa parte do melaço em sua composição. Na prática, o que ocorre é que quanto mais melaço o açúcar tem, mais escuro ele fica.

Durante a sua produção, o açúcar mascavo não é submetido a um processo de refino como no caso do açúcar branco, o que acaba por preservar vitaminas e minerais. O açúcar branco, por sua vez, tem todo o melaço removido, enquanto o açúcar mascavo tem algo entre 3,5% e 10% de seu peso total em melaço.

Vale destacar que o melaço não confere somente a cor marrom ao açúcar mascavo, mas também seu sabor característico. Ele é caramelo, ligeiramente terroso e certamente tingirá com uma tonalidade escura qualquer bebida ou comida que você estiver preparando.

Embora seja um pouco menos saudável, o açúcar branco continua sendo o mais utilizado porque não confere absolutamente nenhum sabor às receitas. Isso significa que outros sabores (como baunilha, canela, chocolate, frutas, etc.) podem realçar melhor em praticamente todos os tipos de receita, especialmente sobremesas.

O açúcar mascavo é úmido pelo mesmo fator que o confere a cor marrom: a presença de melaço em sua composição. O melaço é um xarope grosso de cor marrom escuro (quase preto) que é extraído da cana-de-açúcar. O melaço no açúcar mascavo não foi completamente removido e, portanto, retém algum sabor e umidade.

De um modo geral, quanto mais melaço houver no açúcar, mais umidade ele terá e mais macio ele parecerá. É por isso que os açúcares mascavo e demerara, dois dos mais escuros que podem ser encontrados no mercado, apresentam textura úmida.

As versões mais secas do açúcar mascavo são aquelas que têm uma quantidade muito baixa de melaço, algumas das quais podendo ser até falsificadas. O açúcar mascavo falso é simplesmente um açúcar que foi “lavado” com café moído para obter uma cor marrom. Em seguida, ele é peneirado e a borra de café desaparece, deixando para trás o açúcar manchado.

Curiosamente, essa versão falsificada consegue manter um sabor que é vagamente semelhante ao açúcar mascavo verdadeiro, mas que acaba apresentando um sabor um pouco mais amargo e terroso.

Como armazená-lo corretamente?

Se você quiser manter o açúcar mascavo macio, sem grumos e umedecido na medida correta, deve tomar alguns cuidados com a forma como o armazena. A primeira e mais importante etapa é manter o açúcar em um recipiente que não permita que nenhuma umidade escape ou penetre. Também é importante manter outros sabores e odores longe do produto.

Além disso, ao manter o açúcar mascavo na bancada da sua cozinha, certifique-se de que ele não fique perto do fogão, especialmente se você cozinhar com frequência. Nesse caso, o calor gerado pelo fogão pode fazer os grãos de açúcar grudarem uns aos outros. Obviamente, você não precisa necessariamente armazenar este açúcar na geladeira, mas certifique-se de mantê-lo longe de áreas quentes.

Por último, ao manusear açúcar mascavo, certifique-se de que sua colher, xícara ou qualquer outro utensílio esteja perfeitamente seco e limpo. Dessa forma, você não estará adicionando umidade em seu açúcar que já é naturalmente úmido.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as pizzas feitas no forno a lenha são mais saborosas?

Próximo Artigo

Por que os cães gostam de ficar no sol?

Postagens Relacionadas