Por que muitos submarinos são pretos?

No início da Primeira Guerra Mundial, algumas das forças aliadas, especialmente a Grã-Bretanha e a França, enfrentaram problemas com uma arma todo-poderosa na guerra naval: os submarinos alemães. Essas máquinas furtivas permaneciam submersas na água e atacavam vários navios das frotas inimigas com facilidade.

Quando os submarinos foram usados pela primeira vez como armas de guerra naval, ainda no final do século 19, ninguém tinha a menor ideia de como lidar com a nova ameaça. Na verdade, houve uma coisa chamada “guerra submarina irrestrita” durante a Primeira Guerra Mundial, que significava um tipo de guerra naval em que os submarinos podiam atacar e afundar navios inimigos e até navios mercantes sem aviso prévio.

Com isso em mente, podemos dizer que os submarinos gozaram de uma certa “vantagem injusta” por muito tempo. Isso acontecia porque a maior vantagem dos submarinos tinha a ver com o fato de que eles podiam submergir e permanecer submersos por longos períodos, impossibilitando que os navios de guerra inimigos os atacassem.

No entanto, ainda que um submarino “emergisse” eventualmente, ou seja, ficasse exposto na superfície da água, muitos combatentes rivais ainda não conseguiam vê-lo à distância. Na prática, isso tinha a ver com a forma como os submarinos são normalmente pintados, como veremos ao longo deste artigo.

A principal razão pela qual os submarinos costumam ser pretos

Geralmente, os submarinos são pintados em tons de preto (sim, há mais de um) por um motivo principal: a camuflagem. Na prática, é essencial que os submarinos se escondam enquanto fazem seu trabalho e a cor preta provou ser a que melhor ajuda essas embarcações a se esconderem no oceano. De fato, os submarinos costumam emergir à noite, para que não possam ser facilmente identificados.

Quando você está no convés de um navio de guerra ou de qualquer outro tipo de embarcação, fica fácil detectar e localizar um objeto na superfície. Nestes casos, binóculos e lunetas potentes permitem que você localize objetos a até 50 milhas de distância ou mais. Além disso, todos os navios de guerra e destróieres modernos têm recursos de radar e sonar que podem localizar navios distantes.

No entanto, as coisas não são tão simples quando você está em um tubo de metal gigante submerso algumas centenas de metros debaixo d’água, como veremos no tópico a seguir.

Os submarinos têm apenas uma maneira de detectar outros objetos submersos

Os submarinos têm apenas uma maneira de localizar outros objetos submersos. Trata-se da Navegação e Determinação da Distância pelo Som, um instrumento tecnológico mais conhecido pela sigla SONAR.

O funcionamento do SONAR é bem interessante. Basicamente, os submarinos emitem constantemente ondas sonoras enquanto navegam debaixo d’água. Quando essas ondas sonoras atingem outro objeto submerso (como um submarino inimigo), elas são ricocheteadas. Então, o submarino “anfitrião” lê esses sinais devolvidos e faz uma estimativa fundamentada sobre a localização do submarino inimigo.

Embora existam outras tecnologias capazes de complementar este processo, como o próprio GPS, o SONAR é de longe o mais confiável e, portanto, continua sendo o instrumento mais usado para rastrear outros objetos submersos.

Com essa tecnologia, um submarino pode se tornar uma arma de guerra naval tão formidável ao ponto de atacar e então desaparecer sob as ondas, longe dos olhos, torpedos e mísseis de navios inimigos.

Como os submarinos são projetados para operar debaixo d’água, eles não têm poder de fogo suficiente para se defender contra ataques de superfície. É por isso que é muito importante que eles permaneçam tão invisíveis quanto possível quando chegam à superfície, ou até mesmo quando navegam logo abaixo da superfície da água.

Preto não é a única cor utilizada

Embora preto e cinza sejam as cores mais comumente usadas para pintar submarinos em todo o mundo, existem alguns países que pintam seus submarinos com cores diferentes por outros motivos. A Coreia do Norte, por exemplo, tradicionalmente pinta seus submarinos de verde.

Da mesma forma, certos submarinos de alguns outros países, como Irã e Israel, também são pintados de verde, pois são utilizados principalmente em águas límpidas, rasas e costeiras. Em tais contextos, a cor verde combina muito bem.

Além disso, observe que nem todos os submarinos são usados para operações militares. Os submarinos também podem ser usados para exploração de recursos em alto mar e missões de busca e salvamento. Nesses cenários, a camuflagem não é uma prioridade, então você pode ver submarinos de cores diferentes, às vezes até com tonalidades bastante chamativas.

Ainda assim, para qualquer entidade que busca fabricar um submarino e usá-lo para fazer missões de reconhecimento ou realizar ataques contra embarcações inimigas em mar aberto, a cor preta continua sendo a mais indicada.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que o queijo suíço tem buracos?

Próximo Artigo

Por que Marte é vermelho?

Postagens Relacionadas