Por que minhas plantas ficam com as folhas amarelas?

De salas de estar a grandes jardins, plantas com folhas verdes embelezam vários tipos de ambientes. O problema é que, às vezes, as folhas das plantas ficam amarelas, deixando muitos jardineiros amadores confusos e irritados (o que é totalmente compreensível).

O amarelamento das folhas das plantas pode ser causado por uma série de condições. Às vezes, a causa é óbvia, o que significa que você mesmo pode diagnosticar o problema. Outras vezes, no entanto, a causa é mais misteriosa e, nesses casos, você precisará tentar mudar uma coisa de cada vez até ver melhorias.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o cultivo de plantas é sempre uma questão de paciência. Ainda assim, seguindo as dicas apresentadas ao longo desse post, você poderá fazer o possível para eliminar as causas mais comuns do amarelamento das folhas e esperar resultados melhores.

As folhas ficam amarelas quando são regadas incorretamente

A rega excessiva tende a ser a principal culpada quando as folhas de uma planta ficam amarelas. Com plantas em vasos, é crucial que você regue somente o necessário. Dito isto, se você tiver uma planta com folhas amarelas, verifique se o solo no vaso está seco ou encharcado

Se as plantas não receberem água suficiente, elas derrubarão folhas para evitar a transpiração para conservar água (essencialmente, essa a maneira de uma planta suar). Antes de cair, no entanto, as folhas geralmente ficam amarelas. Por isso, se o solo estiver seco, faça questão de colocar a planta em um cronograma de rega regular.

Da mesma forma, muita água pode ser igualmente prejudicial para as folhas. Quando o solo não possui boa drenagem, uma overdose de água deixa o solo encharcado e o sistema radicular da planta pode literalmente se afogar. Sem oxigênio, as raízes começam a morrer.

Infecção viral pode ser o problema

Se a sua planta sofrer uma infecção viral, ela pode aparecer na forma de manchas amarelas nas folhas. Isso pode ser acompanhado por folhas e caules deformados, bem como flores descoloridas.

As infecções virais em plantas podem não ser curáveis e podem infectar todas as plantas suscetíveis próximas. Portanto, assim que uma planta doente for observada, coloque-a em quarentena do restante de suas plantas e verifique as plantas vizinhas para garantir que a propagação seja contida.

Você pode tomar medidas para salvar a planta, mas primeiro você deve tentar identificar o vírus. Alguns remédios podem envolver fungicidas, enquanto outros podem exigir a remoção de partes saudáveis para replantio.

As folhas ficam amarelas por deficiência de nutrientes

As folhas também podem ficar amarelas se a planta em questão não estiver recebendo todos os nutrientes de que necessita. Isso pode ser causado pelo excesso de cálcio ou por uma deficiência de nitrogênio, por exemplo.

Se for esse o problema, as folhas superiores da planta podem ser as primeiras a amarelar. Em outros casos, você pode notar um padrão incomum de amarelamento. Por exemplo, as “veias” das folhas podem permanecer escuras enquanto o tecido entre elas fica amarelo.

Os nutrientes que uma planta requer variam de acordo com a espécie e algumas são mais exigentes do que outras. Por conta disso, é importante tentar diagnosticar o problema de maneira adequada ou você poderá acabar matando uma planta que, de outra forma, poderia ser restaurada.

Pode ser um bom investimento comprar um pequeno kit para testes de solo. Ser capaz de identificar com precisão as necessidades de sua planta ajudará muito a mantê-la saudável.

Ausência de luz também pode contribuir para o amarelamento

As plantas que recebem muito pouca luz geralmente começam a apresentar um certo amarelamento nas folhas inferiores antes da sua queda. Se esse for o seu problema, perceba que as folhas geralmente amarelam no lado que está longe da fonte de luz.

As folhas que ficam perto de janelas, por exemplo, costumam receber toda a luz, bloqueando o lado oposto. Uma ótima maneira de evitar isso é virar um pouco o vaso uma vez por semana, para que todos os lados tenham acesso à luz natural.

Se for esse o caso, mova a planta para um local mais ensolarado e veja como fica. Se há pouca entrada de luz em sua casa, especialmente no inverno, você poderá precisar instalar uma ou duas lâmpadas artificiais para plantas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que sentimos choque quando batemos o cotovelo?

Próximo Artigo

Por que o Papai Noel é gordo?

Postagens Relacionadas