Por que ler dá sono?

Você finalmente se deita na cama e abre o romance policial que esperou o dia todo para voltar a ler, mas três páginas depois, você se vê em meio a uma batalha contra as próprias pálpebras, que parecem ficar cada vez mais pesadas. Pois bem, essa situação hipotética ajuda a ilustrar o fato de que ler costuma dar sono, mas será que você sabe por que isso acontece?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que nem sempre é a leitura propriamente dita a causa principal de tanta sonolência, mas as características ambientais envolvidas.

Ambientes aconchegantes e silenciosos ajudam a promover o sono na hora de ler

Como explica o Science Focus, o aconchego envolvido no ambiente de leitura pode estar trabalhando contra você. As pessoas geralmente tentam ler em um ambiente muito tranquilo e confortável, o que ajuda no processo de compreensão e absorção da leitura, mas que ao mesmo tempo cria condições ideais para cair no sono.

Além disso, ler também alivia a mente e desvia o foco de quaisquer preocupações que outrora poderiam manter a pessoa acordada. De fato, para muita gente, ler pode ser relaxante e agradável ao ponto de colocar sua mente e corpo no estado mental adequado para ir dormir.

Em outras palavras, o principal motivo pelo qual a leitura pode ajudar alguns a adormecer é que essa ação permite que sua mente descanse e relaxe antes mesmo do apagar das luzes do quarto.

Concentração na leitura também promove a sonolência

A concentração necessária para processar cada palavra de um livro também pode ser bastante exaustiva, especialmente se o texto em questão for muito denso. De maneira semelhante, ler linha após linha de qualquer coisa pode fazer você sentir vontade de dar um tempo aos olhos.

O ato de ler requer movimentos regulares dos olhos, sem falar que também exige esforço cerebral para interpretar as letras que seus olhos veem e convertê-las em palavras, frases e parágrafos significativos. À medida que seu cérebro trabalha cada vez mais e seus músculos oculares se cansam, é natural que eles precisem de descanso, fazendo com que os olhos se fechem lentamente e o sono assuma o controle.

Obviamente, nem todo mundo fica com sono ao ler e, entre os que ficam, nem todos acabam adquirindo a sonolência pelo mesmo motivo. Os especialistas acreditam que há uma variedade de razões pelas quais as pessoas podem ficar com sono durante a leitura, de modo que cada caso deve ser analisado de forma individual.

Aprendendo a “espantar o sono” na hora de ler

Todos os fatores aqui apresentados tornam a leitura uma ótima atividade para adicionar à sua rotina pré-sono, especialmente se você estiver procurando maneiras de combater a insônia e adormecer mais rápido. Entretanto, se o impulso de cochilar do seu corpo está continuamente impedindo você de desfrutar da leitura de um bom livro, existem alguns truques para minimizar isso.

O Book Riot sugere que você leia pela manhã ou tente escutar um audiolivro. Se você estiver fazendo outras atividades enquanto escuta um audiolivro, como lavar as louças, as chances de cair no sono poderão se dissipar mais facilmente. Por outro lado, tenha em mente que se você não estiver fazendo outra coisa enquanto escuta o audiolivro, suas chances de cair no sono serão tão altas quanto ler o livro no modo tradicional.

Além disso, ler em um lugar que não seja a sua cama (de preferência em um local onde você fica sentado, em vez de deitado), também pode ajudar. Como você não está em um local devidamente confortável, não corre o risco de ficar muito relaxado e adormecer.

Por último, você pode experimentar ler em um local público que não seja tão barulhento, mas também não tão calmo. Uma cafeteria é um bom exemplo de um local que conta com essas características e que pode ser muito útil nesse sentido.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Os gatos gostam de música?

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre a Nike

Postagens Relacionadas