Por que há tantas logomarcas vermelhas?

Há uma razão pela qual você não consegue resistir ao chamado de logomarcas de empresas como McDonald’s e Coca-Cola. O que há nesses sinais da empresa que faz com que as pessoas sintam-se atraídas? Bem, basicamente, elas compartilham o fato de serem vermelhas, o que não é um mero acaso.

Os seres humanos fazem julgamentos quase que instantâneos com relação a uma pessoa ou a um objeto, sendo que até 90 por cento dessa impressão é baseada somente na cor. Por conta disso, os profissionais de marketing usam certas cores em seus logotipos ou anúncios para evocar emoções e sentimentos que incentivam as pessoas a comprar seus produtos, como no caso das inúmeras logomarcas vermelhas.

De um modo geral, a cor vermelha costuma estar associada ao aumento da frequência cardíaca e é amplamente usada para criar uma certa sensação de urgência. É por isso que muitas vezes você verá etiquetas vermelhas em liquidações de lojas.

Os fotorreceptores em nossos olhos são particularmente sensíveis à luz de longo comprimento de onda, que naturalmente convertemos como a cor vermelha que conhecemos. Nesse sentido, há um incentivo para tornar as logomarcas vermelhas porque essa cor é mais perceptível.

evidências contundentes de que o vermelho é uma cor especial. Na prática, isso ajuda a explicar porque, dentre todas as cores disponíveis em todo o espectro, tendemos a observar o vermelho de forma mais eficiente.

Além disso, a cor vermelha pode ser facilmente associada a emoções positivas e negativas, o que influencia a forma como as empresas a utilizam. O vermelho pode promover uma sensação de agressividade e perigo, mas também pode sinalizar amor e sedução, como é comum no dia dos namorados. Independente de tudo isso, o fato é que o vermelho sempre se destaca.

Por que tantas redes de fast food usam vermelho?

Além de chamar a atenção, a cor vermelha estimula o apetite e a fome. De fato, você pode nem perceber, mas a cor vermelha é capaz de te dar vontade de comer. Como a cor vermelha estimula o apetite, ela é muito usada por uma série de redes de restaurantes, linhas de alimentos e marcas de bebidas como McDonald’s, Coca-Cola e Kellogg’s.

Como se isso já não fosse suficiente, o vermelho é tipicamente combinado com o amarelo nas logomarcas de empresas de fast food para adicionar uma sensação de felicidade e conforto, de acordo com a psicologia por trás das cores.

Alguns profissionais de marketing até rotularam o sucesso do impressionante par de vermelho e amarelo como a “Teoria do Ketchup e da Mostarda”. Por meio dessa combinação de cores vivas, estamos sempre inconscientemente pensando em comer.

Que outras cores nos influenciam?

Nem todas as logomarcas do segmento alimentício precisam ser necessariamente vermelhas e amarelas. Veja a logomarca da Starbucks, por exemplo. Marcas que normalmente tentam se anunciar como “saudáveis” e “ecologicamente corretas” usam tons de marrom e verde, pois essas cores criam uma sensação de relaxamento e natureza.

Curiosamente, você nem sempre verá azul no rótulo de um alimento, pois essa cor tende a reduzir o apetite. O azul é, na verdade, a cor da produtividade e, por isso, é usado para criar um sentimento de confiança na marca. Isso vale para logomarcas de montadoras, como a Ford, ou de empresas aéreas, como a Azul.

Qualquer logotipo que use rosa costuma estar voltado para as mulheres, já que o rosa está mais associado a ser feminino. As pessoas vêem o rosa como uma cor “doce”, e é também por conta disso que você pode notar detalhes em rosa nas logomarcas de sobremesas. Em suma, há uma vivacidade no rosa que dá a sensação de que a marca é “divertida”.

Por outro lado, cores como preto e roxo tendem a transmitir uma mensagem mais séria, elegante e luxuosa. As logomarcas que usam essas cores querem que as pessoas saibam que elas representam uma certa reputação, pois o uso de cores brilhantes não transmite a exclusividade que essas marcas desejam. Isso inclui logomarcas de empresas como Gucci e Prada.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que vodka não congela?

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre peixes

Postagens Relacionadas