Por que ficamos mais cansados à medida que envelhecemos?

Todo mundo já sabe que tendemos a ficar cada vez mais cansados à medida que envelhecemos. No entanto, você já parou para pensar sobre o que acontece no corpo humano ao ponto de nos proporcionar um destino tão cruel?

Ainda que vivamos nossas vidas com exercícios regulares e tenhamos uma dieta saudável, nossos níveis de energia inevitavelmente caem à medida que envelhecemos. Em alguns casos, esse efeito pode até se tornar crônico, de modo que frequentemente nos sentimos cansados.

Ao longo deste artigo, você vai ver que isso pode ter algo a ver com o desgaste de nossos tecidos e células individuais, o que é desencadeado por alterações no DNA.

Ficamos mais cansados à medida que envelhecemos por causa do nosso DNA

À medida que envelhecemos, a robustez do nosso corpo diminui. Por quê? Bem, basicamente, isso acontece porque nosso DNA tende a ficar meio “defeituoso”. De acordo com o Business Insider, as células do corpo devem se multiplicar à medida que o corpo cresce e perde células velhas e danificadas. O problema, entretanto, é que esse processo não é tão perfeito quanto parece.

A grande questão a ser observada aqui é que muitos problemas podem ocorrer durante a replicação do DNA, como um par de bases de nucleotídeo incorreto (as “letras químicas” nas quais as instruções de vida são escritas), além dos cortes defeituosos que são feitos em nossa estrutura de DNA.

De um modo geral, esses danos ao DNA são responsáveis por nossos problemas de envelhecimento, pois fazem com que nossas células não funcionem como deveriam e interrompem nossas vias de sinalização molecular. Isso, por sua vez, afeta a maneira como nossos corpos realizam tarefas básicas, como digestão, respiração e reprodução.

No fim das contas, isso torna mais cansativo para o corpo realizar até mesmo as funções mais usuais. A coisa piora ainda mais porque à medida que nossos músculos ficam mais fracos, acabamos colocando mais pressão sobre eles e nossos outros órgãos para fazer as coisas. Basicamente, temos que trabalhar muito mais para realizar as mesmas ações que poderíamos facilmente fazer de olhos fechados quando crianças ou adolescentes.

Além dos danos ao DNA, outras formas de desgaste também fazem com que o corpo comece a “falhar”. Por exemplo, com o tempo, é normal ficarmos doente ou sobrecarregarmos o corpo com hábitos prejudiciais à saúde, como o consumo de álcool e de alimentos nada saudáveis. Consequentemente, todas essas atividades se acumulam lentamente até que finalmente chegamos a um estado de fadiga total.

Existe uma forma de retardar os efeitos do envelhecimento?

É muito simples: mantenha-se saudável. Claro, eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas a verdade é que comer bem, beber bastante água e fazer exercícios são coisas imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida.

Em suma, quando nos exercitamos, a atividade física desempenhada pelo corpo ativa antioxidantes que destroem as moléculas altamente reativas que danificam quimicamente as células. Entretanto, é importante deixar claro que o excesso de exercícios também pode forçar os músculos e levar à geração de moléculas ainda mais reativas. Por isso, é muito importante encontrar o equilíbrio certo.

Outra forma de retardar o processo de envelhecimento e os problemas associados é ingerir alimentos ricos em antioxidantes. Também é muito bom tentar manter a mente ocupada e produtiva ao longo do dia.

Uma palavra final

No fim das contas, a verdade é que ficamos mais cansados à medida que envelhecemos porque o corpo se desgasta lentamente com o passar do tempo. Infelizmente, o envelhecimento não é algo que podemos evitar, mas a ciência está se esforçando muito para tentar reverter esse quadro, ainda que parcialmente.

Já existem algumas técnicas sofisticadas nesse sentido, como a terapia com células-tronco para cultivar novas células, mas esses são procedimentos que estão em grande parte na fase de testes. Ainda assim, existem outros métodos mais simples, como o jejum intermitente acompanhado de uma dieta saudável estrita.

Seja qual for o método, o fato é que nenhum deles conseguirá estender sua vida em décadas. Por isso, aproveite cada dia da melhor maneira possível!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Os cães podem prever a morte?

Próximo Artigo

Por que choramos quando estamos muito felizes?

Postagens Relacionadas