Por que ficamos com os olhos inchados quando choramos?

Como diz o antigo provérbio, “os olhos são a janela da alma”, o que significa que eles podem revelar muito sobre uma pessoa. Por exemplo, olhos vermelhos podem indicar desde noites de insônia a níveis elevados de tireoide. No entanto, uma das “pistas visuais” mais difíceis de esconder tem a ver com as situações em que ficamos com os olhos inchados quando choramos.

Obviamente, você pode enxugar as lágrimas e assoar o nariz em uma situação desse tipo, mas os olhos inchados após uma despedida chorosa, uma separação ou até mesmo depois de assistir a uma comédia romântica são muito difíceis de esconder. Dito isto, a questão que fica é: por que chorar faz os nossos olhos ficarem tão inchados?

Os diferentes tipos de lágrimas

Algumas pessoas podem pensar que todas as lágrimas se originam da mesma forma, mas não é isso o que acontece na prática.

Na verdade, existem três tipos básicos de lágrimas. Embora todos estejam relacionados à produção e hidratação dos olhos, eles são produzidos em locais diferentes e possuem características distintas, como você verá a seguir:

Lágrimas basais: Essas lágrimas são continuamente secretadas pela glândula lacrimal e fornecem lubrificação, proteção e condições saudáveis para os tecidos e mecanismos intrincados do olho, ao mesmo tempo que permitem um movimento suave e de baixa fricção contra a região interior da pálpebra.

Lágrimas reflexas: Você já reparou que, quando está andando na garupa de uma motocicleta com o vento batendo em seu rosto, é quase como se as lágrimas estivessem sendo arrancadas de seus olhos? Pois bem, essas são as lágrimas reflexas, as mesmas que ocorrem quando você corta uma cebola ou deixa a fumaça de uma fogueira soprar em seus olhos.

Lágrimas emocionais: Esta última variedade de lágrimas surge a partir de situações que evocam felicidade, tristeza, cansaço e raiva. Ela é basicamente o tipo de lágrima que a maioria de nós pensa quando alguém menciona a palavra “chorar”. Essas lágrimas são nitidamente diferentes dos outros tipos, principalmente porque há menos sal em sua composição e tendem a vir em um volume muito maior. Essas lágrimas também são diferentes em sua composição química, pois contêm níveis muito mais elevados de hormônios do estresse.

De acordo com o Medical News Today, quando você começa a chorar, as glândulas lacrimais passam a trabalhar intensamente para produzir esse fluxo quase que interminável de lágrimas, o que não é a sua carga de trabalho normal. Consequentemente, essa superprodução excessiva pode causar inflamação nessas pequenas glândulas, que é uma das principais razões por trás do inchaço nessa área do rosto.

Vale destacar que qualquer coisa fria pode ajudar a diminuir a inflamação e o inchaço, pois reduz o fluxo sanguíneo. Portanto, uma compressa fria, bolsa de gelo, saco de vegetais ou até mesmo colheres que foram refrigeradas por um tempo na geladeira podem funcionar.

Há também muitas máscaras de olhos de compressas frias disponíveis. Como alternativa, a pessoa pode molhar uma toalha de rosto em água fria e aplicá-la na área dos olhos por 5 a 10 minutos de cada vez.

Uma palavra final

No fim das contas, a verdade é que, quanto mais você chora, mais as glândulas ficam inflamadas e mais inchados ficam os tecidos da região ocular, o que explica por que ficamos com os olhos inchados quando choramos.

O grande problema é que chorar pode se tornar um ciclo vicioso: você se olha no espelho, vê como seu rosto está inchado e começa a chorar de novo! Obviamente, chorar bem de vez em quando é saudável, mas talvez seja melhor deixar o inchaço diminuir antes de colocar seu rosto para chorar novamente, se possível, é claro.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

As girafas dormem em pé ou deitadas?

Próximo Artigo

O que são os bonsais e como podemos cultivá-los?

Postagens Relacionadas