Por que fechamos os olhos quando espirramos?

Todo mundo já sabe que o simples ato de espirrar geralmente dá origem a várias reações. Além de expulsar muco a velocidades altíssimas, ele promove até mesmo o fechamento das pálpebras. Mas, por falar nisso, você já parou para pensar em por que fechamos os olhos quando espirramos?

Bem, na prática, podemos dizer que fechamos os olhos quando espirramos por causa da contração dos músculos que controlam as pálpebras, como veremos ao longo deste artigo.

O espirro, também conhecido pelos pesquisadores como o reflexo de esternutação, protege nossas passagens nasais de partículas estranhas, forçando a expulsão do ar acumulado nos pulmões a uma velocidade que pode chegar a até 160 km/h.

No entanto, espirrar envolve mais do que expelir ar e partículas estranhas. Quando estimulado, o espirro ordena as contrações musculares do esôfago ao esfíncter, o que inclui os músculos que controlam as pálpebras. De fato, é por esse mesmo motivo que alguns espirros até originam lágrimas.

Com isso em mente, podemos dizer que fechamos os olhos quando espirramos por puro reflexo. Na prática, o espirro é uma reação tão violenta que leva quase todos os músculos da face a se contraírem. É por isso que, mesmo que a gente não queira, as pálpebras se fecham na hora daquele “atchim” tão aliviador.

Ainda assim, existem hipóteses que sustentam a ideia de que há algo a mais por trás dessa reação. De acordo com a LiveScience, a forma como fechamos os olhos quando espirramos ajuda a evitar que as partículas expelidas entrem em seus olhos. Desse modo, ao fechar automaticamente as pálpebras durante um espirro, mais substâncias irritantes podem ser potencialmente impedidas de gravar a saúde dos olhos.

É possível espirrar com os olhos abertos?

Espirrar com os olhos abertos é tecnicamente possível, entretanto, é uma “façanha” muito difícil de ser alcançada. Como fechamos os olhos devido a um reflexo involuntário, a tarefa de burlar isso acaba sendo bastante complicada.

Ainda assim, se quiserem, as pessoas podem tentar manter os olhos abertos durante um espirro. Elas não precisam se preocupar com seus globos oculares saltando para fora, já que as histórias que sustentam essa ideia não possuem nenhum mérito científico.

Supostamente, algo do tipo teria acontecido em 1882, de acordo com um artigo do New York Times sobre uma mulher que teria deslocado um globo ocular após um a crise severa de espirros.

Entretanto, há pouca ou nenhuma evidência para substanciar essas alegações. Na prática, é extremamente improvável que a pressão liberada por um espirro faça com que o globo ocular venha a saltar, mesmo que seus olhos estejam abertos.

Em vez disso, o aumento da pressão de um espirro violento pode se formar nos vasos sanguíneos, não nos olhos ou nos músculos ao redor deles. Inclusive, esse aumento da pressão vascular pode levar à ruptura de capilares (pequenos vasos sanguíneos), que, uma vez rompidos, podem ficar visíveis no globo ocular.

Uma palavra final

Os espirros geralmente ocorrem quando um número considerável de partículas estranhas atinge a mucosa nasal. Isso desencadeia a liberação de histaminas que, por sua vez, irritam as células nervosas do nariz, resultando em sinais enviados ao cérebro que dão início ao espirro através da rede do nervo trigêmeo.

Por sua vez, o cérebro relaciona esse sinal inicial, ativa os músculos faríngeos e traqueais e cria uma grande abertura nas cavidades nasal e oral, resultando em uma poderosa liberação de ar e biopartículas.

A poderosa natureza de um espirro é comumente atribuída ao envolvimento de vários órgãos da parte superior do corpo, até porque é uma resposta reflexiva que envolve os músculos do rosto, garganta e tórax. Além disso, os espirros também são desencadeados pela estimulação do nervo sinusal, que pode ser causada por congestão nasal e alergias.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades interessantes sobre a Toyota

Próximo Artigo

Por que os gatos domésticos não rugem como outros felinos?

Postagens Relacionadas